8 bons motivos para conhecer a Ilha Grande (RJ)
O Juju na Trip esteve na Ilha Grande e lista dicas imperdíveis do paraíso fluminense
A Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), tem muitos lugares imperdíveis para conhecer. Praias, cavernas, ilhas próximas, restaurante e até passeios diferentes com canoa havaiana. O Juju na Trip esteve lá, e elaborou uma lista com oito dicas incríveis desse paraíso.
1 – Ficar em cabanas no meio da floresta
Que tal se hospedar numa cabana de selva na Ilha Grande, com vista para a praia, e acordar com pássaros e esquilos rodeando o café da manhã? Essa é a experiência no Jungle Lodge, uma cabana de madeira, teto de sapê e um quê de clima balinês na mata de Abraão. O acesso é por trilha, a 15/20 minutos de caminhada.
2 – Parnaioca
Ilha Grande é um destino de praias paradisíacas, muitas pouco exploradas e de uma beleza impar. A praia de Parnaioca, na parte sul, é uma delas. A faixa de areia é extensa, com mar calmo de um lado e e o rio de outro. Para completar, se seguir rio acima, achará uma cachoeira igualmente incrível.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Para chegar na praia, você pode ir por trilhas locais ou, como eu prefiro, por passeio de barco. Nós fomos com a LIG (Lanchas Ilha Grande), que tem roteiros prontos e personalizados.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
3 – Visitar a praia de Meros
Falando em praias mais lindas de Ilha Grande, tem também a dos Meros. A faixa de areia é menor e há rochas no entorno, criando um ambiente mágico. O mar claro, calmo e cristalino é perfeito para fazer snorkel.
4 – Conhecer as piscinas naturais e praias secretas
Ilha Grande tem uma região de piscinas naturais e praia menores que são incríveis para conhecer. Dentre elas, Aripeba, Bananal, Grumixama e Lagoa azul. Recomendo ir com a LIG e fechar o passeio LIG1, que passa por todos esses lugares lindos.
5 – Ilha de Cataguases
Águas muitos cristalinas, e ilhas cobertas de florestas em volta. Esse é o cenário de Cataguases apelidei de Pak Bi Islands carioca. É imperdível, mas costuma encher e é ponto de parada de escunas. Pra achar vazia assim, vá bem cedo, e dia de semana.
Para chegar, recomendo fazer um passeio privativo com a LIG, onde você monta o roteiro do jeito que quiser. Mas uma dica de ouro, chegue cedo para pegar o lugar vazio.
6 – Ver o nascer do sol em uma canoa havaiana
Uma das dicas incríveis do que fazer em Ilha Grande é ver o nascer do sol do mar, em uma canoa havaiana. A experiência quem oferece é um guia muito simpático que se chama Índio (24 99916-2097), e que logo que o sol aparece segue passeio para a praia da Feiticeira. Vale muito a pena.
7 – Conhecer a gruta do Acaia
Esse é um lugar mágico que você não pode perder em Ilha Grande. A Gruta do Acaia é uma caverna, de aproximadamente 5 metros de profundidade, que tem uma espécie de lago estreito no final. Com a incidência da luz do sol, a água ganha um tom neon, lindíssimo.
O acesso é por uma trilhas de 2 km partindo da Praia Vermelha. São R$ 20 por pessoa, mas não recomendo para quem tem medo de escuro ou claustrofobia. Se quiser ir com guia, a LIG também faz o passeio. Dica importante, sempre ir antes das 1h da manhã e em dias ensolarados.
8 – Comer bem em Ilha Grande
Os passeios feitos com a LIG tem paradas para almoço e nós adoramos alguns dos restaurantes que fomos, como o Refúgio das Caravelas, no Saco do Céu. Fomos de barquinho até uma área verde linda, com mesas e cadeiras na parte externa. Já a comida, pedimos deliciosos pasteis de camarão e moqueca.
Outro lugar que adoramos foi na parada da praia de Maguariquessaba, onde comemos no Peixe com Banana. Nossa pedida foi o prato de camarões com catupiry, divino.
Já na vila de Abraão, fomos em dois restaurantes, o Banana da Terra, comandado pela Dona Escurinha, que faz pratos caiçara incríveis, e o Steak n’Beach, bem na praia, servindo uma ótima porção de peixes empanados por R$28.
Siga o Juju na Trip no Instagram para acompanhar as viagens em tempo real. E assine o canal no Youtube!