8 dicas para aproveitar Fortaleza e seus arredores

23/12/2015 07:39 / Atualizado em 07/05/2020 01:45

Conhecida como Terra do Sol, Fortaleza atrai turistas o ano inteiro com suas praias paradisíacas, água de cores cristalinas e passeios de bugues em dunas. Pensando nisso, o Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, preparou 8 dicas para aproveitar não só a capital cearense, como também as praias nos arredores.

Praias de Fortaleza

Para bater um papo

A indicação é a praia de Iracema, com alguns botecos no calçadão onde o preço da cerveja é barato. No calçadão da praia, misturam-se moradores locais fazendo atividade física, casais apaixonados na plataforma que dá ao mar, e jovens intelectuais nos bares. A praia não é própria para banho.

 

Para curtir o agito

A praia de Meireles tem tudo quanto é opção: restaurantes com o forte da comida local, grandes redes de lanchonete, sorveterias, lojas de roupas, praças, e a principal feirinha de artesanato da cidade, que lota todas as noites. A praia não é própria para banho.

Para curtir o mar

 

Pensou em banho em Fortaleza, pensou na praia do Futuro, com seus 7 km de orla e 80 barracas dispostas uma do lado da outra. Trata-se da única praia com balneabilidade o ano inteiro – o mar azul turquesa é mais um atrativo. As barracas são verdadeiros complexos, dos mais variados estilos: tem a do surfista, a da música eletrônica, a da família. Algumas contam com lan-houses, saunas, caixas eletrônicos.

Para aprender mais

 
 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura atrai jovens em busca de cultura. É o que não falta por lá: tem sala de cinema com os principais lançamentos do momento e festivais, uma programação cultural que inclui teatro, debates, palestras, orquestras. O Planetário Rubens de Azevedo merece uma visita.

Para fazer bate-volta

Fortaleza é belíssima, mas em seu entorno também existem passeios belíssimos e divertidos para ir e voltar no mesmo dia. Se bem que é impossível não querer ficar mais tempo por lá. Conheça os principais.

Beach Park

A praia do Cumbuco, em Caucaia, fica a 35 km da capital cearense Fortaleza[/img]

O vento forte está presente em todo o litoral cearense, mas em Cumbuco ele é ainda mais sentido, tanto que o local virou conhecido como a “Capital Nacional do Kitesurfe”. Para aprender o esporte, no entanto, é necessário permanecer na praia um tempo maior: são três ou quatro dias de aula. A grande atração fica por conta dos passeios de bugues pelas dunas, que podem ser com ou sem emoção.

Na primeira opção, os veículos deslizam com mais velocidade pelas descidas, dando uma sensação de montanha-russa. Na segunda alternativa, o motorista anda mais devagar. Pertence ao município de Caucaia, a 35 km de Fortaleza.

Canoa Quebrada

O mar é incrivelmente verde (não que no Ceará a gente espere algo diferente). Subir nas falésias para apreciar essa vista é uma parada obrigatória em Canoa Quebrada. Para curtir o finzinho do dia, vá até a duna do pôr-do-sol: o visual será espetacular. As lojinhas, barzinhos e restaurantes da “Broadway” (como é conhecida a principal rua) começam a abrir e vão até o fim da noite, sempre repleto de movimento. Está a 150 km de Fortaleza.

Praia de Morro Branco

Outra das paisagens cinematográficas do Ceará, está localizada em Beberibe, a 83 km da capital cearense. O Labirinto das Falésias, assim como em Canoa Quebrada, possibilita uma vista incrível do bar abaixo –sem contar a coloração da areia, que chega a atingir até 12 tons diferentes. Conhecer a forte tradição do artesanato local, bater um papo com os pescadores da região e passear de jangada com os nativos são alguns dos passeios complementares.

Veja mais dicas de passeios em Fortaleza aqui.