8 rotas para amantes do vinho
Enoturismo é o nome da atividade realizada por visitantes entre vinícolas e é um tipo de tour que pode ser realizado em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Então, se na sua próxima viagem, você quer beber um bom e velho vinho, degustar delícias que combinam perfeitamente com a bebida e ainda conhecer paisagens de beleza deslumbrante, confira abaixo oitos roteiros selecionados pelo site Skyscanner e prepare-se para uma experiência incrível.
Toscana – Itália
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
São dezenas de vinícolas que intensificam a beleza da Toscana, que já é uma das regiões mais bonitas da Europa. Para participar dos passeios, em muitas delas, é preciso agendar a visita com antecedência e a melhor época é durante o mês de setembro. No período conhecido como vindima, que é quando acontece a colheita de uvas, boa parte das produtoras fecha as portas, em função do grande número de trabalho. A dica, portanto, é conferir esses e outros detalhes sobre as vinícolas em torno da cidade onde você estará hospedado, que pode ser Florença, Lucca, Siena, Pisa, ou muitas outras que fazem da Toscana um lugar irresistível.
Bordeaux – França
A França é apaixonante e não há dúvidas quanto a isso. E como não se bastasse todo seu encanto, o país é ainda completo, com roteiros que agradam todos os perfis de viajantes, dos praieiros aos viciados em museus. Nestas rotas, entram também as tradicionais vinícolas francesas. O principal destino é Bordeaux e as vinícolas nos arredores em localidades como Saint-Emilion e por isso foi escolhido para estrelar a lista de hoje. Mas vale a pena mencionar outros lugares, como Champanhe, Alsácia, Ródano e Borgonha. É só escolher a região que mais combine com você ou preparar um roteiro para explorar duas o mais.
Mendoza – Argentina
A Argentina também tem diversas regiões onde os apaixonados por vinho se encontram. Mendoza está entre as mais procuradas, por ser responsável por 80% da produção de vinho em toda a Argentina. Ali, as vinícolas estão divididas em três grandes regiões: Luján de Cuyo, Maipu e Valle de Uco, onde é possível participar de tours guiados, degustações e sentir de perto o clima bucólico do interior argentino. Ainda no país, com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, é possível conhecer outros destinos como Valles Calchaquíes e Cafayate, na Província de Salta, onde vinícolas recepcionam os visitantes de porta aberta.
Casblanca – Chile
Os viajantes que chegam ao Chile desembarcam em seu aeroporto com muitos planos em mente, querendo aproveitar todo o potencial que o país oferece graças ao grande número de possibilidades. Uma delas é chance de conhecer as vinícolas que produzem um dos vinhos mais famosos da América do Sul. Felizmente, quem vai passar boa parte da sua estadia na capital, Santiago, pode visitar vinhedos ali nos arredores, em viagens curtas, com menos de 100 km de distância. Os que tiverem a oportunidade de ir um pouco mais longe, porém, vão encontrar surpresas incomparáveis, como os encantadores vinhedos em Casablanca, onde o destaque fica por conta das vinícolas orgânicas.
Stellenbosch – África do Sul
A segunda colônia europeia mais antiga da África do Sul, Stellenbosch recepciona os visitantes com diversas possibilidades. Para os amantes de vinho, são mais 400 vinícolas à disposição, número que pode fazer com que o viajante se perca em meio a tantas opções. Para organizar o passeio, é possível contar com agências de turismo na cidade ou acessar o site da Cape Winelands, nome que se dá à região, formada ainda por duas outras cidades, Paarl e Franschhoek.
Napa Valley – Estados Unidos
Nem só de mar vive a Califórnia. O estado onde fica cidades como São Francisco, Los Angeles e San Diego, abriga ainda o charme dos vinhedos que se concentram em Napa Valley. No site turístico da região, há sugestões de diferentes atividades que podem ser praticadas ali, sempre destacando os tours que surgem graças à produção de vinho. São dezenas de opções e uma dica para um passeio rápido é usar o Wine Train para percorrer as várias cidadezinhas que fazem parte de Napa Valley.
Porto – Portugal
O vinho do Porto é famoso entre os brasileiros e é o principal atrativo para a cidade onde é fabricado. A cidade já foi classificada como um dos dez melhores destinos para enoturismo na Europa e continua agradando os visitantes. Além de percorrer os vinhedos que garantem um contraste encantador com as praias que banham a cidade, o viajante tem a chance de conhecer uma das cidades mais bonitas de Portugal. Vale a pena se deixar levar por seus cenários naturais, saborear a deliciosa culinária típica da região e participar dos tours guiados entre as principias vinícolas do destino, dentre as quais o grande destaque é Ramos Pinto, tradicional produtora, que trouxe seus rótulos para o Brasil no início do século 20.
Vale dos vinhedos – Rio Grande do Sul
No Brasil, também há um refúgio mais que especial para os apaixonados por vinho. No sul do país, especificamente nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, as vinícolas se unem a charmosas construções históricas para criar roteiros inesquecíveis, capazes de conquistar principalmente os mais românticos. Ali, também é possível fazer um passeio trem, bem como participar de tours para provar a bebida produzida na região, se deliciar com as delícias gastronômicas preparadas nas cozinhas locais e ainda conhecer parte do passado que deu origem ao que a Serra Gaúcha tem de melhor: cidades charmosas, carregadas de história e cultura.
Conhece algum destino para amantes do vinho que ficou de fora da lista? Deixe a sua sugestão nos cometários!