8 vilas brasileiras disputam prêmio da ONU de ‘melhores vilas turísticas do mundo’; conheça cada uma

Os vencedores serão anunciados durante a Assembleia Geral da ONU Turismo, em novembro

29/05/2025 15:28

Oito destinos foram escolhidos para representar o Brasil no prêmio global das “Melhores Vilas Turísticas” pela Organização Mundial do Turismo – ONU Turismo, que destaca destinos que combinam cultura, tradição, sustentabilidade e hospitalidade. São mais de 50 países participantes.

O resultado será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.

Cidade foi fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul
Cidade foi fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul - Rodrigo Lermen/Divulgação

As vilas brasileiras selecionadas são: Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).

Destes, duas vilas seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros. O vencedor terá o reconhecimento da organização materializado pelo selo de boas práticas.

Conheça as vilas brasileiras que disputam prêmio da ONU

Antônio Prado (RS)

Com sua arquitetura histórica preservada –herança italiana e paisagens deslumbrantes–, Antônio Prado se consolida como um dos tesouros turísticos do Rio Grande do Sul.

Antônio Prado é uma das selecionada para representar o Brasil no selo melhores vilas turísticas
Antônio Prado é uma das selecionada para representar o Brasil no selo melhores vilas turísticas - Rodrigo Lermen/Divulgação

Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana em nosso estado, o Centro Histórico abriga o mais autêntico conjunto arquitetônico dessa imigração no Brasil. São 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), compondo um rico patrimônio imaterial.

Antônio Prado tem 48 edificações tombadas pelo Iphan
Antônio Prado tem 48 edificações tombadas pelo Iphan - Rodrigo Lermen/Divulgação

Além do charme das construções, o município oferece experiências como a Festa Nacional do Massa (Fenamassa), a Noite Italiana, filós típicos, cenários reconhecidos na Linha 21 de Abril, as belezas do interior e a valorização de saberes tradicionais, como o artesanato, fortalecendo a transmissão de conhecimentos intergeracionais.

Cocanha (Caraguatatuba, SP)

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, no litoral norte de SP, caracteriza-se pelo desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária, fundamentado no uso sustentável dos recursos e no reconhecimento da história local. 

A vila de pescadores e maricultores trabalha pela promoção da cultura caiçara e pelo fomento ao turismo, incentivando a preocupação ambiental e a proteção dos fazeres e saberes tradicionais que conferem identidade ao seu povo.

A tranquilidade da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, é o refúgio perfeito para quem busca paz e beleza natural.
A tranquilidade da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, é o refúgio perfeito para quem busca paz e beleza natural. - iStock/Ildo Frazao

Instalada originalmente em local com exuberante cobertura vegetal e cercado por rica fauna e flora aquáticas, a comunidade de pescadores e maricultores artesanais possui um modo de vida baseado principalmente na pesca, utilizando meios de produção e trabalho frequentemente coletivos.

Conceição de Ibitipoca (Lima Duarte, MG)

A vila de Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, preserva rica história e destacada beleza natural. Seu nome, originário do tupi-guarani, evoca os sons que ecoam pelas montanhas, significando algo como “serra que explode”.

Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG) - Leonardo Costa/MTur

Antigo caminho dos bandeirantes na época do ouro, a região ostenta um tesouro religioso: a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, erguida no século 18. A acolhida calorosa, a preservação das tradições e o esforço da comunidade em prol do turismo sustentável consolidam a vila como um modelo de destino consciente.

Delfinópolis (MG)

Devido à sua extensa área rural e seus distritos adjacentes, Delfinópolis valoriza e incentiva os valores rurais e culturais da chamada “Cultura Canastreira”, vinculada ao estilo de vida dos moradores da Serra da Canastra.

Dentre os potenciais turísticos do município, destaca-se a gastronomia e a cultura canastreira, principalmente a produção do Queijo Canastra, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

Além da tradição do Queijo Canastra, Delfinópolis também se sobressai na produção de banana e soja. O município conta ainda com um grupo de artesãs, “Arteiras da Canastra”, que utiliza materiais naturais para a produção de artesanatos que retratam a cultura local.

Grão Mogol (MG)

Grão Mogol possui belezas naturais e histórico-culturais que retratam séculos da história local. Para os que buscam qualidade de vida, simplicidade, tranquilidade e autenticidade, o município é um destino recomendado.

Igreja Matriz de Santo Antônio, em Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço
Igreja Matriz de Santo Antônio, em Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço - Divulgação/Secult-MG

A cidade de Grão Mogol apresenta uma extensa produção agrícola, que se integra a um ambiente rural característico da região. Hospedagens rurais com vivências do cotidiano do produtor, em meio à natureza, paisagens do cerrado e a gastronomia mineira completam o cenário do município.

Leoberto Leal (SC)

Leoberto Leal, pequena cidade situada na região da Grande Florianópolis e com economia baseada na agricultura familiar, convida à imersão no autêntico interior catarinense, onde a tradição se entrelaça com a exuberância da natureza.

Uma das atrações é o Caminho do Louvor
Uma das atrações é o Caminho do Louvor - Divulgação/Caminho do Louvor,

A cidade revela-se um portal para experiências únicas, convidando os visitantes a explorar o Caminho do Louvor, uma jornada de fé que conecta santuários em meio a paisagens inspiradoras. Ao final de cada dia, chalés aconchegantes propiciam o descanso em meio à natureza, proporcionando noites tranquilas. 

Linha Bonita (Gramado, RS)

Localizada no alto das montanhas da Serra Gaúcha, com estradas sinuosas, é cercada pela beleza da Mata Atlântica, o distrito de Linha Bonita foi fundado por imigrantes italianos que buscaram no Brasil uma oportunidade para superar a fome e a pobreza que dominavam a Europa.

Linha Bonita é um símbolo vivo da cultura e da história de Gramado
Linha Bonita é um símbolo vivo da cultura e da história de Gramado - Renan Sandi/Setur-RS

Ali, as famílias receberam pequenos lotes ao longo de uma estrada principal –a Linha–, onde precisaram construir, com forte espírito comunitário, as condições de sobrevivência que transformariam o futuro daquele lugar.

Seus descendentes permanecem cultivando o amor pela Linha Bonita, onde cultura, ruralidade, histórias e memórias se mantêm vivas e, desde 1980, são compartilhadas com turistas por meio de roteiros que oferecem uma imersão profunda nas raízes de Gramado.

Piraí (Joinville, SC)

Cercada por montanhas e vastos arrozais, a região destaca-se por suas belas paisagens. Possui estradas rurais que permitem pedalar, caminhar e observar a diversidade da flora e fauna locais. A região, que pertence a Joinville, é conhecida por seus rios, cachoeiras e piscinas de água natural, além de diversos atrativos e atividades para conexão com a natureza.

A Rota Caminhos do Piraí une a natureza e a história da região ao longo do Rio Piraí
A Rota Caminhos do Piraí une a natureza e a história da região ao longo do Rio Piraí - Divulgação/Prefeitura de Joinville

A Rota Caminhos do Piraí é composta por 15 propriedades, que ainda preservam a tradição da colonização alemã, com construções em estilo enxaimel que datam do século 19, além da tradicional Festa do Colono, realizada anualmente com o objetivo de preservar as tradições do campo e da cultura germânica.