9 motivos para se apaixonar por Bogotá

Nos últimos anos, a Colômbia tem despertado a atenção dos brasileiros. Em 2015, cerca de 150 mil visitaram o país, de acordo com dados da ProColombia, órgão responsável por promover o turismo.

No ranking de países que mais visitaram o país, o Brasil ocupa a quarta posição, atrás dos EUA, Venezuela e Equador. No geral, a cidade preferida pelos turistas é Bogotá, seguida de Cartagena, San Andrés, Medellín e Cali.

De olho neste mercado, as grandes redes hoteleiras anunciaram recentemente novos empreendimentos, principalmente na capital Bogotá.

No final do ano passado, o icônico Casa Medina foi reaberto sobre a bandeira Four Seasons. Esta semana, a marca inaugurou o Hotel Bogota, na sofisticada Zona T da capital colombiana.

Confira abaixo 9 motivos para se apaixonar por Bogotá: 

A arquitetura colonial espanhola

No bairro La Candelaria estão exemplares da peculiar arquitetura colonial espanhola em estreitas ruas de pedra onde estão bares e lojas, além de imponentes igrejas e prédios governamentais ao redor da Plaza de Bolívar.

O café colombiano

Alguns dos melhores grãos apreciados pelo mundo vêm da Colombia. Visitar e conhecer o processo de produção de uma das “haciendas” onde eles são cultivados, como a 

Hacienda Coloma, é um programa imperdível. Em um dos cafés da cidade, como o Amor Perfecto, os baristas preparam a bebida a partir de safras premiadas.

Uma subida inesquecível

Subir o Monserrate e visitar o santuário que fica ali, vislumbrando a partir de 3 mil metros de altitude toda Bogotá, é como um rito de passagem para quem visita a cidade.

Domingos sem carro

A maioria das ruas do centro de Bogotá permanece fechada aos veículos aos domingos, ótima oportunidade para conhecer a cidade caminhando e andando de bicicleta ou skate na Carrera Séptima, aproveitando os parques e admirando a arquitetura.

Gastronomia em Bogotá

A nova cuisine da Colômbia brilha em Bogotá: no Mini-mal e no Mercado Sabor Local são oferecidos os ingredientes tradicionais colombianos com um tempero contemporâneo. Vale a pena ainda experimentar restaurantes no entorno do Parque 93 e explorar a Zona G, com cafés e padarias como a Grazia e a Masa. No bairro de Usaquén não perca o mercado de pulgas aos domingos, e experimente ali as delícias do Abasto. Para um tradicional ajiaco con pollo pare no Casa Vieja.

Arte em Bogotá

Museo Botero celebra o mais famoso artista do país, Fernando Botero. O museu é parte do complexo do Museo de Arte Moderno de Bogotá, com jardins charmosos e praças. Para os apaixonados por street art, Bogotá tem murais famosos em todo o mundo. Em La Candelaria é possível ver alguns dos mais conhecidos e fazer um passeio recheado de informações com o Bogotá Graffiti & Street Art tour.

Compras e vida noturna

A Zona Rosa é a mais sofisticada de Bogotá, com lojas de designers, shopping centers e bares onde está quem quer ver e ser visto. O Centro Andino tem artigos de couro luxuosos, e designers locais podem ser conhecidos na Calle del Sol. Para comer, vários restaurantes da Zona T são cheios de gente bonita. Para quem gosta de cerveja, a pedida é a Bogotá Beer Company, e para começar a noite, um drink no Armando Records.

Sabores exóticos

Como nós, brasileiros, os colombianos adoram frutas e elas podem ser compradas nas ruas já em formato de saladas ou combinadas com sorvetes. Para comprar a sua preferida in natura ou tomar um suco, uma opção é o Paloquemao Market.