9 parques nacionais para conhecer no Brasil
O Brasil conta com 72 parques nacionais que atuam como unidades de conservação de proteção integral da natureza. Além do objetivo primário de conservação, essas áreas também promovem a aproximação com a natureza, que traz diversos benefícios para a sociedade.
Conheça abaixo nove desses parques nacionais espalhados pelas cinco regiões do país:
1 – Parque Nacional de Itatiaia (Minas Gerais e Rio de Janeiro)
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Foi a primeira unidade de conservação criada no Brasil, em 1937. É localizado no maciço de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira e faz jus ao nome, que em tupi significa: penhasco cheio de pontas, ou pedra pontuda. O parque abriga alguns dos picos mais altos do Brasil, com cerca de 2.800 m de altitude, a famosa cachoeira Véu de Noiva e trilhas com rica vegetação natural.
2 – Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu – PR)
O parque abriga o maior remanescente de Floresta Atlântica do sul do país, com grande biodiversidade de fauna e flora. Por causa da riqueza de espécies, somadas às paisagens que atraem centenas de milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros, o local foi a primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituído como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pela Unesco.
Entre os principais atrativos do parque estão o voo de helicóptero; as trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta ou carro elétrico; e passeios com barcos infláveis.
3 – Parque Nacional da Serra do Cipó (Minas Gerais)
Localizado em Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra do Cipó é uma unidade de preservação de rios, córregos, cachoeiras, cânions, vegetação diversificada, paredões, cavernas e trilhas. Essa riqueza natural abriga muitas espécies da fauna brasileira, mas também fornecem várias opções de atividades, como banhos em cachoeira e em piscinas naturais e passeios pelos cânions.
4 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)
Localizado no litoral do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem como principal destaque as imensas dunas brancas próximas a lagos e ao mar de água cristalina. Apesar de pertencer ao Cerrado, o local tem grandes influências da Caatinga e da Amazônia, e por isso é rico em biodiversidade.
Esses pontos, transformam o parque em um cenário perfeito para a prática de esportes radicais e local de contemplação da natureza. São várias opções de passeios pelas dunas, em circuitos acessíveis a pé ou em um veículo 4×4.
5 – Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí)
Inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, o parque é um sítio arqueológico com pinturas e gravuras pré-históricas, retratadas em um conjunto de chapadas. Localizado no semiárido nordestino, no Estado do Piauí, o local possui uma vegetação com estações bem marcadas, que em uma hora está com flores de cores vivas e em outra está seca e sem folhas.
Para os turistas, o parque está realizando melhorias na sua estrutura, para abrir novas trilhas, reformar o centro de visitantes, áreas de camping e promoção de atividades como mergulho, canoagem, caminhadas, entre outras.
6 – Parque Nacional Marinho de Abrolhos (Bahia)
Situado no litoral sul da Bahia, esse foi o primeiro parque nacional marinho a ser criado no Brasil. Formado por cinco ilhas, apenas uma delas pode ser visitada e explorada pelos turistas: a Siriba.
Como o parque chama a atenção pela beleza dos corais, com variedades de cores, grande parte das atrações ficam na água. Entre elas estão as modalidades de mergulho, em que é possível identificar os recifes e toda a fauna marinha, além dos passeios de barco, famosos na observação das baleias jubarte que visitam a região em certas épocas do ano.
7 – Parque Nacional da Amazônia (Pará)
Criado predominantemente no município de Itaituba, no oeste do Pará, o parque tem como objetivo proteger as nascentes de contribuintes dos rios Tapajós e Amazonas, além de conservar o habitat de inúmeras espécies ameaçadas de extinção. Lar de animais como onça pintada, anta e araras, a unidade de conservação foi o primeiro parque a ser criado na região e é uma dos lugares do mundo que mais concentra espécie de aves, o que atrai muitos observadores de pássaros. Os visitantes também podem explorar as trilhas, observar os animais, se encantar com as paisagens e ainda ter acesso ao circuito de lagos, com cachoeiras.
8 – Parque Nacional do Jaú (Amazonas)
Localizado no Amazonas, entre as cidades de Novo Airão e Barcelos, esse parque tem a missão de proteger o rio Jaú, bacia hidrográfica de água preta, e também uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo. Outro objetivo da região é promover o turismo sustentável e incentivar pesquisas científicas, já que grande parte da sua biodiversidade ainda é desconhecida.
Além da observação dessa fica fauna e flora, os visitantes podem conhecer cachoeiras isoladas, que formam belas paisagens e realizar passeios de barco pelo local.
9 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Localizado predominantemente no estado de Goiás, mas com partes espalhadas por Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a Chapada dos Veadeiros foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Além de conservar o local, o parque tem como objetivo incentivar a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação de uma região onde ficavam os antigos garimpos. Entre as principais atrações oferecidas pelo parque estão os banhos de cachoeira e a caminhada pelas trilhas, nas rotas usadas no passado pelos garimpeiros.
Para saber mais sobre como visitar os parques nacionais, acesse o Wikiparques, plataforma colaborativa que disponibiliza informações gratuitas sobre os parques nacionais e outras áreas protegidas do país.