9 praias pelo Brasil para conhecer no verão
Com mais de 7 mil quilômetros de litoral e uma grande área na qual parece ser verão o ano todo, o Brasil tem suas praias como uma das principais atrações turísticas e de lazer.
O brasileiro tem a praia em seu DNA e gosta de tomar banho de sol e mar, principalmente nos meses mais quentes do ano.
Como se não bastasse, as belas paisagens ainda contribuem para que mais e mais pessoas peguem a estrada em direção à costa.
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- Descubra o Brasil do alto: 10 destinos incríveis para voar de balão
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
Fazer uma lista com nove praias brasileiras não é uma tarefa fácil, pois é sabido que há mais de 2 mil locais por onde você pode passar, se divertir e encantar. Porém, algumas são indispensáveis. São aquelas que devemos visitar pelo menos uma vez na vida. Saiba quais são elas a partir de agora.
1 – Porto de Galinhas (Ipojuca, PE)
Uma das praias mais famosas do Nordeste do país, sua temperatura é agradável o tempo todo, com o sol brilhando em todas as épocas do ano. A areia é bem branca, e a água, cristalina. Coqueirais complementam a bela paisagem.
Com fácil acesso –fica no município de Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife–, deve fazer parte do seu roteiro pela capital pernambucana.
2 – Pipa (RN)
Situada no litoral sul do estado do Rio Grande do Norte, é a principal praia da região. Antes de ser descoberta pelos turistas, era uma pacata vila de pescadores, contrastando com o cenário atual, um local agitado e que recebe pessoas de todas as partes do mundo.
O local também é muito frequentado por surfistas que procuram ondas perfeitas para a prática do esporte.
Como a região também conta com outras praias belíssimas, é parte do roteiro de turistas brasileiros e estrangeiros que visitam as praias do Estado e arredores.
3 – Canoa Quebrada (Aracati, CE)
Um local que mistura dunas, falésias de tom alaranjado e água esverdeada. Assim é este paraíso a 120 quilômetros de Fortaleza, que deve ser visitado durante uma viagem para a capital cearense ou mesmo pelo Nordeste brasileiro.
Durante a alta temporada (os meses de férias escolares), a praia fica ainda mais animada, com muitos turistas e música ao vivo. A pequena vila se torna um lugar badalado e lembra bastante grandes cidades, como Fortaleza e outras pelo Brasil afora.
4 – Maragogi (AL)
Descoberta há pouco tempo pelos turistas, sua fama já se espalhou e hoje Maragogi tem o apelido de Caribe brasileiro, por ter areia e mar parecidos com os daquela região. A praia é belíssima e perfeita para viagens a dois ou em família.
Além da bela paisagem, você pode apreciar piscinas naturais e barreiras de corais. Fica a 125 quilômetros da capital alagoana, Maceió, e é também muito procurada para quem vai passar férias em Pernambuco.
5 – Baía do Sancho (Fernando de Noronha, PE)
Fernando de Noronha é um destino muito procurado por turistas. Tudo no arquipélago é bonito e inspirador. Na verdade, a praia leva o nome da baía com fauna e flora riquíssimos em lajes rochosas.
Sua areia é bem branca e água tem um tom esverdeado que dá um efeito visual incrível. É possível se banhar no local sem prejudicar os corais, diferentemente de outras praias na região. No período das chuvas (entre os meses de fevereiro e junho), duas cachoeiras são formadas. E entre os meses de janeiro e junho, a visitação é proibida à noite em função da desova das tartarugas marinhas.
6 – Garopaba (SC)
Na verdade, trata-se de um conjunto de oito praias, perfeito para quem escolhe o Sul do Brasil para passar férias. As praias Garopaba, Gamboa e Ferrugem são as mais populares.
O local é muito visitado durante as festas de fim de ano e é excelente para amantes do surfe. A paisagem é complementada pela Mata Atlântica e toda a sua região preservada e cheia de atrações interessantes para turistas.
7 – Espelho (Porto Seguro, BA)
No litoral sul baiano, além das regiões muito visitadas, como Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Ilhéus, entre outros, não deixe de inclui a Praia do Espelho no seu roteiro.
Como é uma área de proteção ambiental, o acesso não pode ser feito de carro. O local é muito calmo, ideal para quem busca tranquilidade e relaxamento durante as férias.
A praia também conta com a proximidade com a Mata Atlântica, com falésias brancas e avermelhadas, restingas, mangues e coqueirais. Para completar, a água é clara e morna.
8 – Bonete (Ilhabela, SP)
Localizada no norte do litoral paulista, ao sul de Ilhabela, tem acesso apenas a pé ou através de barco. A trilha tem extensão de 15 quilômetros e o caminho em si já vale a pena, com cachoeiras que merecem uma parada para apreciação.
Não há construções na orla da praia, apenas uma comunidade caiçara de 100 famílias, cujas principais atividades econômicas são o artesanato e a pesca.
9 – Alter do Chão (PA)
Diferentemente das opções anteriores, é uma praia de água doce (considerada pelo jornal inglês “The Guardian” a mais bonita do mundo desse tipo) e fica a 32 quilômetros da cidade de Santarém.
A praia, que leva o mesmo nome do distrito que a abriga, fica em uma península conhecida como Ilha do Amor, com terrenos arenosos e que inundam no período de chuvas.
Se você conhece alguma dessas praias ou deseja aumentar a lista, comente!
Com informações do Decolanet