9 tendências de viagens mais surpreendentes para 2025
Viajantes brasileiros estão ainda mais confiantes em desbravar o mundo
Turismo noturno, destinos fora do radar, viagens multigeracionais e férias inclusivas fazem parte das tendências dos brasileiros para o ano que vem. É o que aponta levantamento recém-divulgado pela plataforma de viagens Booking.com sobre as intenções de viagens para 2025.
A pesquisa foi feita com mais de 27 mil viajantes em 33 países, incluído o Brasil, mostra que os viajantes querem ir além das viagens ditas convencionais.
Para o ano que vem, os viajantes querem “reescrever suas regras”, rompendo com as normas das viagens convencionais e criando novas conexões consigo mesmos, com familiares, com as pessoas que encontram pelo caminho e com os destinos que visitam.
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9 tendências de viagens mais surpreendentes para 2025
1 – Turismo noturno
Com o turismo espacial cada vez mais perto de se tornar uma realidade, o foco dos viajantes será em opções de atividades astronômicas mais acessíveis. Ao trocar a luz do dia pela meia-noite, quase dois terços (64%) dos viajantes brasileiros pensam em visitar destinos com céus mais escuros.
As experiências de contemplação de estrelas (79%), observação de constelações (62%), eventos cósmicos raros (61%) e guias astronômicos (60%) estão no topo da lista das tendências de viagens.
As preocupações com a mudança climática também influenciaram essa transformação: 57% dos viajantes brasileiros pretendem aumentar o número de suas atividades noturnas para evitar as temperaturas altas do dia, e 36% preferem passar as férias em locais mais frios. A proteção contra os raios UV é importante para 67% dos viajantes que dizem que pretendem reduzir a quantidade de tempo de exposição ao sol. Seguindo essa tendência, mais da metade (56%) espera planejar atividades à noite e no início da manhã, quando o sol está em seu ponto mais baixo.
Já que a maioria dos viajantes (54%) reservaria uma acomodação sem luzes para incentivar menos poluição luminosa e preservar a flora e a fauna.
2 – Bem-estar em alta
As férias estão se transformando em mais do que apenas um momento de relaxamento. Motivadas pelo desejo de cultivar melhores escolhas de estilo de vida, quatro em cada cinco (78%) brasileiros se interessam por um retiro de longevidade.
A revitalização profunda é prioridade, de vibração corporal (65%) e terapias com luz infra-vermelha (60%) a crioterapia (52%) e tratamento com células-tronco (50%). Quase nove em cada dez (87%) viajantes brasileiros buscam novas atividades de bem-estar que possam incorporar ao dia a dia.
Além disso, os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais pagaria por férias cujo único propósito fosse prolongar sua expectativa de vida e bem-estar (76%), atrás apenas dos tailandeses (81%), indianos (79%), emiradenses (79%) e colombianos (77%), e empatados com os mexicanos (76%).
3 – Destinos alternativos
Quatro em cada cinco (83%) turistas brasileiros dizem que usarão a tecnologia para tomar decisões e encontrar experiências autênticas, não apenas para respeitar os locais que visitam, mas também para contribuir positivamente com eles.
Os viajantes brasileiros também adotarão uma abordagem mais responsável à forma como usam a tecnologia. Um quarto (26%) não marcará locais nas redes sociais quando visitar um destino menos conhecido, a fim de mantê-lo em segredo e evitar turismo massificado.
A pesquisa de tendências de viagens também aponta que 83% dos viajantes brasileiros esperam usar a tecnologia para encontrar regiões menos movimentadas, e 18% já usam aplicativos para lidar com isso em tempo real.
4 – Viagens multigeracionais
A pesquisa mostrou que as viagens multigeracionais estão em alta. Apesar de que quase metade dos viajantes do país (47%) prefira gastar dinheiro em uma viagem dos sonhos em 2025 do que deixar de herança para os filhos, no próximo ano essa tendência assumirá uma abordagem mais altruísta: com a geração mais velha da família decidida a gastar dinheiro com os entes queridos, de forma a criar memórias incríveis, em vez de apenas encher as contas bancárias da próxima geração.
Enquanto 54% dos viajantes brasileiros admitiram que seus pais já financiaram suas férias ou parte delas mesmo na fase adulta, os turistas baby boomers do país provavelmente vão contribuir com esse cenário, graças aos 88% que ficariam felizes em pagar pelos filhos quando reservarem a próxima viagem, e 84% pelos netos.
5 – Viagem exclusiva para homens
Os viajantes do sexo masculino estão deixando de lado as expectativas convencionais para se desligarem do estresse da vida cotidiana (32%), ir em busca de benefícios para a saúde mental e crescimento pessoal (ambos 29%), além de aproveitar o descanso e rejuvenescimento (25%).
Estabelecer conexões, sejam elas antigas ou novas, será essencial: 12% dos homens do país consideram fazer uma viagem exclusiva para homens como uma forma de lidar com a solidão. Além disso, dois quintos (41%) estão buscando novas amizades, enquanto 21% desejam aprimorar suas habilidades de relacionamento com amigos e familiares.
6 – Aventuras sem idade
Segundo a pesquisa, quase um em cada cinco (18%) turistas brasileiros da geração baby boom se interessa por férias que envolvam aventura, e 38% se diz disposta a sair da zona de conforto. Abrindo caminho para uma era de adrenalina, quase metade (44%) deles demonstram interesse em passeios a cavalo, 26% escalariam montanhas altas, 17% desceriam de canoa os maiores rios do mundo e 15% se aventurariam em geleiras.
7 – Navegação neuroinclusiva
Os viajantes neurodivergentes trarão à tona suas necessidades muitas vezes invisíveis, usando tecnologias para revolucionar a maneira como vivenciam o mundo em 2025. Há um crescente movimento em direção a abordagens mais inclusivas para experiências de viagem, que se alinhem melhor com as necessidades neuroatípicas: quase metade (49%) das pessoas do país que se consideram neurodivergentes teve uma experiência negativa durante uma viagem devido à sua neurodivergência, enquanto 56% acreditam que as opções de viagem são limitadas devido a esse mesmo motivo.
Muitas pessoas esperam que a tecnologia assuma um papel mais importante em suas tendências de viagens, ajudando a diminuir a ansiedade tanto delas quanto de suas companhias. Quatro em cada cinco (80%) se interessam por ferramentas de IA que tragam informações de viagem atualizadas, relatórios de atrasos e sugestões sobre espaços mais silenciosos e menos movimentados em aeroportos e hotéis.
8 – Viagem com um toque de nostalgia
Em 2025, as pessoas adotarão um estilo vintage, visitando brechós durante as férias para montar uma mala mais sustentável. Quase metade (44%) dos viajantes brasileiros revelou que tem interesse em comprar roupas para as férias enquanto viajam, ao invés de antecipadamente, subindo para 51% na Geração Z. Além disso, 50% disseram que visitariam brechós nas férias e 82% afirmaram já ter comprado produtos vintage ou de segunda mão durante uma viagem ao exterior.
Essa mudança nas tendências de viagens, influenciada pelo custo e pela consciência climática, não se trata apenas de estilo, mas de inteligência prática. Com 68% dos viajantes do Brasil pretendendo economizar mais em suas viagens e 81% restringindo o planejamento do orçamento para maximizar suas experiências, encontrar pechinchas escondidas em lojas de segunda mão passou a ser parte da aventura.
Em oposição ao modelo fast fashion e ao consumismo em massa, 42% das pessoas do país afirmam que encontram produtos de melhor qualidade em lojas vintage no exterior do que em casa, enquanto 32% compram itens vintage nas férias por causa das pechinchas melhores.
9 – A viagem já começa no aeroporto
Os viajantes querem desfrutar de uma nova era de entretenimento nos aeroportos: quase metade (49%) dos brasileiros demonstram interesse em visitar algum lugar por causa do aeroporto, e três quartos (74%) estão curiosos sobre aeroportos com experiências ou instalações exclusivas. Mas é a Geração Z junto com os millennials que estão liderando essa nova tendência.
Entre esses dois grupos, 32% pretendem considerar destinos com base no aeroporto, deixando para trás estereótipos estressantes em favor de experiências mais agradáveis: das cápsulas de sono (32% da Geração Z e 30% dos millennials) e spas (27% da Geração Z e 27% dos millennials) aos restaurantes com estrelas Michelin (24% da Geração Z e 25% dos millennials).
Além disso, quase três quartos dos turistas do país (73%) indicam que se sentiriam mais animados e livres de estresse em relação às suas viagens se houvesse uma variedade maior de instalações para uso antes do voo. Dessa forma, as férias vão começar muito antes de embarcar no avião.