A Tailândia sob olhar de um fotógrafo viajante
Com ótimo custo-benefício, país é um dos destinos ideias para mochilar
Quando decidi viajar para a Tailândia o maior desejo era conhecer o oriente, minha primeira viagem para o outro lado do planeta! Mas queria conhecer além dos badalados pontos turísticos. Por isso decidi percorrer do centro ao norte do país de carro. Claro, contratamos uma empresa que fizesse isso, uma vez que a mão é inglesa e o trânsito é bem complicado.
Além dos clássicos mercados flutuantes, parques de ruínas, também visitei comunidades rurais, tribos indígenas e até mesmo deu pra ver o sol nascendo, de bike, em uma plantação de arroz. Sim, eu sonhei com esse momento tão específico.
A diversidade é tão grande que o norte nem parece o mesmo país do sul. Enquanto o norte faz até um friozinho, conheci várias comunidades, rios, montanhas e floresta, na parte sul que você encontra as tão famosas praias e ilhas! Uma das águas mais cristalinas e quentes que conheci na vida! Realmente faz jus àquelas fotos e cenários conhecidos de filmes de Hollywood.
A Tailândia é um país bem democrático em relação a valores, a moeda local é desvalorizada em relação ao Real, e o custo de tudo é bem acessível.
Claro, existem opções de alto luxo, mas se você quiser ir para mochilar, existem inúmeras opções de hospedagem e alimentação que cabem em qualquer bolso. Inclusive é um dos maiores destinos mundiais de viajantes que buscam esse tipo de viagem.
O que complica um pouco são passagens aéreas, mas, para quem tem disponibilidade e não liga muito pra um chá de aeroporto, da pra achar algo bem bacana!
Dicas que valem para vários roteiros
Respeitem a cultura local, os costumes e as regras! Mesmo sendo um destino super turístico, muitos costumes ainda são os mesmos de anos atrás, existe ali uma grande população local que leva a vida normal do dia a dia, crianças indo pra escola, pessoas transitando para o trabalho, etc.
A religião é algo muito forte entre eles, vestimentas para entrar em determinados locais ou transitar em algumas regiões. Atentem-se a época do ano, apesar de várias promoções aérea fora de época, não compensa muito arriscar. Existem as conhecidas monções, churras torrenciais que fazem várias atrações fecharem e impossibilita ate mesmo sair do hotel e/ou frequentar os pontos turísticos.
Eu montei um dia a dia nos destoques do meu Instagram com a viagem inteira. Aquelas percepções e curiosidades, estilo diário mesmo! Viajando de carro e parando nas lojinhas na beira da estrada pra abastecer e comer coisas diferentes! Então, bora conhecer um pouco mais da Tailândia nas minhas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram), faça uma pipoca e boa viagem!
*Diego Sanches é fotógrafo profissional e criador de conteúdo