Advogada realiza sonho de viajar o mundo cozinhando

wp-image-778667 size-full
Essa era a sensação que eu sentia a cada viagem[/img]

O brilho nos olhos era evidente quando descobri (ou redescobri) essas duas grandes paixões: viagem e gastronomia. Eram dois sonhos que já estavam em mim, mas que só precisavam ser tirados do baú e ir direto para dentro de uma mala (no meu caso, um mochilão). Bati na porta de muitos restaurantes e aprendi muito sobre culturas locais, especialmente quando consegui um estágio de 3 meses em Lima, no Peru. Se você acha que eu tinha grana para ficar lá todo esse tempo, não é bem assim. Minha ideia era ficar 1 mês, mas como o período do estágio era de no mínimo 3 meses, tive que me virar para conseguir ficar mais, eu e meu portunhol medonho da época.

A solução que eu encontrei? Me tornar uma voluntária em um hostel em Lima através do Worldpackers. Pelo site, eu pude encontrar um lugar que em troca da minha ajuda por algumas horas na semana, me daria hospedagem. Eu daria uma mãozinha no bar, eles me “dariam” a hospedagem. Lindo, né? E assim foi por 3 meses, alguns dos melhores da minha vida que você pode saber mais aqui.

O resultado disso? A minha vida e maneira de olhar as coisas nunca mais seria a mesma. A oportunidade de ser voluntária no hostel foi o que me permitiu aprender outras línguas, estagiar no restaurante em Lima e o que me abriu portas para voltar ao Brasil e conseguir um emprego em um dos melhores restaurantes do país. Mas muito mais do que o lado profissional, me abriu um mundo novo de novas experiências. E já que viajantes seguem sonhos, não planos, acabei zarpando pra Buenos Aires um tempo depois para fazer a mesma coisa. Só que dessa vez eu encontrei um hostel onde eu poderia ajudar na cozinha!

“E se tudo der errado Paola?” Te digo com toda convicção: não dará! Conhecimento, uma vez adquirido, nunca mais pode ser retirado de você. Se não saiu como você imaginava, a sua reação vai ser outra, pois você já não é mais o mesmo. Tem mais bagagem na mochila (e não estou falando de roupas) e mais sabedoria para não repetir os mesmos erros. Tem amizades espalhados no mundo inteiro e nem se lembra do tempo que era tímida. Tem mais determinação para realizar os seus sonhos. Comemora com alegria cada dia bem vivido. Quanto vale tudo isso? Consegue imaginar alguém infeliz por estar lutando pelo que quer?

Daqui alguns dias, estou indo trabalhar na cozinha de um cruzeiro. Se você quiser acompanhar minha viagem e minhas “criações gastronômicas” pelo mundo afora, pode seguir meu Instagram (@paolapizzano), que também uso para ajudar viajantes e interessados em comer bem, passando receitas fáceis, rápidas e de baixo custo. O meu objetivo em contar a minha história é inspirar mais pessoas a acreditar nos seus sonhos e a viajar que, na minha opinião, é a melhor coisa que elas podem fazer a si mesmas e ao mundo! Afinal, viajar transforma as pessoas e eu e o Worldpackers acreditamos que essas pessoas irão mudar o mundo.

Por Worldpackers