Aeroporto de Munique tem mercado de Natal e até fábrica de cerveja

Tem biergarten o ano todo no aeroporto de Munique, um dos melhores do mundo. E mais: mercado de Natal no inverno e já teve surfe no verão

Em parceria com Como Viaja
29/11/2019 16:17

O aeroporto de Munique, na Alemanha, foi eleito por 12 vezes o melhor da Europa na premiação da Skytrax, consultoria britânica especializada no mercado de aviação. Considerado o Oscar desse segmento, o prêmio conta com o voto de milhares de viajantes, que analisam a qualidade da estrutura e dos serviços oferecidos pelos melhores aeroportos do mundo.

Para planejar sua viagem à capital da Baviera, confira nossas dicas grátis e completas num guia online de Munique (Alemanha).

No Aeroporto de Munique, há muito o que fazer
No Aeroporto de Munique, há muito o que fazer - Flughafen München GmhB/Divulgação

Para entender o valor da premiação, é como se, pelos próximos anos, o ator Rami Malek levasse para casa outras 11 estatuetas além daquela que conquistou pela interpretação de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody. Tem tanto o que fazer nos terminais do melhor aeroporto da Europa que daria para morar lá, ao estilo de Tom Hanks no filme O Terminal. Obviamente, com muito mais conforto do que o encontrado pelo personagem principal do longa, Viktor Navorski.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

Restaurantes à disposição do público
Restaurantes à disposição do público - Flughafen München GmhB/Divulgação

Em dezembro de 2019, o Aeroporto de Munique entra novamente em cartaz no circuito de voos da Lufthansa, que partem de São Paulo com destino à capital do estado da Baviera. Sucesso de público entre os visitantes, o Estado é o mais visitado do país, embora seja Berlim (Alemanha), no mapa ao norte, a cidade que recebe mais turistas.

Depois de 3 anos afastada das telas de chegadas e partidas, a rota São Paulo-Munique volta a ser uma alternativa para quem desejar visitar o sul do país e seus vizinhos. As três frequências semanais devem aumentar a bilheteria de Munique entre os destinos escolhidos por brasileiros entre as principais cidades da Alemanha para turismo em cartaz.

Melhores aeroportos do mundo

No ranking dos aeroportos cinco-estrelas, o de Munique é o único representante europeu, contracenando com terminais na China, no Azerbaijão, no Catar, entre outros novos ricos do planeta. Como ocorre com a premiação do cinema, aspectos técnicos também são valorizados pelo Oscar da aviação.

Sinalização e tempo de conexão contam para o prêmio
Sinalização e tempo de conexão contam para o prêmio - Flughafen München GmhB/Divulgação

A sinalização e o tempo de conexão de 30 minutos colaboram para a fama do Franz Josef Strauss Flughafen (nome oficial em alemão). No entanto, peculiaridades também o levaram a ser reconhecido um dos melhores aeroportos do mundo.

Fábrica de cerveja e campeonato de surfe

Quando se está na terra da Oktoberfest Alemanha e da cervejaria Hofbräuhaus, a mais famosa do país, natural que até o Aeroporto de Munique tivesse um cantinho dedicado à bebida símbolo do país, cuja fabricação segue os padrões da lei da pureza da cerveja alemã. Fundada em 1999, a Airbräu é a primeira e única fábrica de cerveja do mundo que funciona dentro de um aeroporto.

Fábrica de cerveja Airbräu, com restaurante
Fábrica de cerveja Airbräu, com restaurante - Flughafen München GmhB/Divulgação

Além de um salão onde são servidas comidas típicas da Alemanha, do lado externo há um biergarten (jardim de cerveja), com capacidade para atender até 600 pessoas. Fica entre os terminais 1 e 2, numa área coberta utilizada para verdadeiras superproduções, como a realização de eventos esportivos.

No passado, já houve disputa de campeonato de surfe em pleno aeroporto. Não é de se espantar quando se sabe que a modalidade é praticada há muito nas águas do Isar, rio que corta o Englischer Garten, o maior parque da cidade.

Já teve até campeonato de surfe no aeroporto
Já teve até campeonato de surfe no aeroporto - Flughafen München GmhB/Divulgação

De hotel de luxo a cochilo em cabines

Como num roteiro adaptado, daria para viver no Aeroporto de Munique feito Tom Hanks na comédia romântica O Terminal. Só que com zero perrengue quando comparado às situações enfrentadas por Viktor Navorski, um viajante sem visto que fica retido assim que desembarca nos Estados Unidos.

Conforto na suíte do Hilton
Conforto na suíte do Hilton - Flughafen München GmhB/Divulgação

Não é preciso se acomodar nos bancos dos saguões quando se tem à disposição o Hilton Munich Airport. Este hotel cinco-estrelas oferece 550 quartos e o Fit & Fly Spa, com tratamentos na medida para aliviar aquele jet lag. Do lado de fora, o Novotel Munich Airport é um notável coadjuvante, distante apenas três minutos do aeroporto.

Novotel fica a três minutos do aeroporto
Novotel fica a três minutos do aeroporto - Flughafen München GmhB/Divulgação

Aos que só precisam do equivalente a um trailer em vez de um longa-metragem em matéria de descanso, as Napcabs são perfeitas. Espalhadas em quatro pontos do aeroporto, espaçosas cabines de cochilo são alugadas por período.

Cabines para descansar na conexão
Cabines para descansar na conexão - Flughafen München GmhB/Divulgação

Feito estrelas de Hollywood, viajantes que nunca negam mordomias encontram na Vip Wing serviços pagos à parte, como bar exclusivo, banheiros e lounges privativos, além de suítes luxuosas para relaxar ou ter encontros de negócios.

Lojas de grife e souvenir, além de mercado de Natal

O prêmio de melhor figurino pode ser conferido a uma das cerca de 150 lojas do segundo maior aeroporto da Alemanha. De Hermès a Gucci, chegando a Boggi Milano e Zegna boa parte das marcas passariam pelo crivo de Miranda Priestly, a exigente editora de moda de O Diabo Veste Prada.

A tradição do mercado de Natal na Alemanha também está presente. Montado no coração do aeroporto, ele faz sua pré-estreia geralmente uma semana antes do início oficial da temporada das festas de fim de ano, por volta da segunda quinzena de novembro. Pista de patinação no gelo, apresentações de corais, compras e o famoso glühwein (o vinho quente alemão) aquecem o terminal no inverno há 21 anos.

Mercado de Natal com pista de patinação
Mercado de Natal com pista de patinação - Flughafen München GmhB/Divulgação

Aviões reais ou miniaturas, recreação e wifi grátis

Fãs de aviação podem levar para casa qualquer miniatura de aeronave vista no aeroporto. Basta dar uma chegada na lojinha de souvenir do Visitors Park, onde ver o sobe e desce dos aviões é um roteiro bem clichê. Nesse parque aberto aos visitantes, há também um playground com aviões expostos e uma exibição interativa, que mostra como funciona e ainda curiosidades do melhor aeroporto da Europa.

Vistors Park, com aviões e atividades interativas
Vistors Park, com aviões e atividades interativas - Flughafen München GmhB/Divulgação

Um dia nos terminais de passageiros pode proporcionar tanto diversão às crianças na área de recreação infantil (Kinderland) quanto ainda a chance de admirar esculturas e exposições temporárias organizadas nos saguões.

Recreação infantil enquanto espera o voo
Recreação infantil enquanto espera o voo - Flughafen München GmhB/Divulgação

Se nada disso for suficiente para manter o viajante entretido, saiba que o sinal de wifi é gratuito e está disponível em todo o aeroporto. Com sorte dá para espantar o tédio assistindo num streaming qualquer a um campeão de bilheteria.

Por Nathalia Molina e Fernando Victorino