Aeroporto de Salvador testa embarque por biometria facial

Terminal da capital baiana é o segundo do país a receber o projeto-piloto

O aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, o Salvador Bahia Airport, começou a testar o processo de embarque por biometria facial. Batizado de Embarque + Seguro, o sistema dispensa o uso de documento de identificação, pelos passageiros, na hora do embarque.

A tecnologia está sendo testada inicialmente com passageiros voluntários da companhia aérea Gol.

Aeroporto de Salvador testa embarque por biometria facial
Créditos: Divulgação/Serpro
Aeroporto de Salvador testa embarque por biometria facial

No momento do check-in no aeroporto, é feita a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e foto tirada na hora, com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorre por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento.

O banco de dados usado para validação das informações das pessoas agrega a base de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), bem como das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O embarque por biometria também está sendo testado com passageiros no aeroporto de Florianópolis.
Créditos: Divulgação/Serpro
O embarque por biometria também está sendo testado com passageiros no aeroporto de Florianópolis.

Na prática, não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir das facilidades da validação biométrica para viajar.

Ao todo, segundo o Ministério da Infraestrutura, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria com o Serpro, que é a empresa de inteligência em Tecnologia da Informação do governo federal, com o objetivo de tornar “mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas”.

A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático já é utilizada em diversos aeroportos do mundo. O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

O programa também está sendo testado com passageiros no aeroporto de Florianópolis.