Aeroporto de SP é considerado o pior do país; veja lista
Terminal mais movimentado do país ficou na última posição do ranking dos aeroportos concessionados
O aeroporto de internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, o mais movimentado do país, foi considerado o pior do país num índice que inclui itens limpeza, acesso a informação, acesso aos terminais, elevador e escada rolante.
No avaliação feita pela Agência Nacional Civil (Anac) com os 12 aeroportos concedidos à iniciativa privada do país, o terminal paulista obteve a nota 0,47%.
O aeroporto de Confins, em Minas Gerais, recebeu a melhor nota: 1,99%. Os dados são referentes a 2023. As informações são do InfoMoney.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
Anac informa que o operador que tiver desempenho inferior ao padrão estabelecido é penalizado no reajuste de tarifas e pode ser multado, de acordo com as regras estabelecidas no contrato de concessão.
O Aeroporto de Guarulhos é administrados pela GRU Airport desde 2012.
Os aeroportos avaliados pela Anac
- Guarulhos (SP): 0,47%
- Campinas (SP): 1,15%
- Natal (RN): 1,46%
- Recife (PE): 1,54%
- Porto Alegre (RS): 1,60%
- Brasília (DF): 1,75%
- Florianópolis (SC): 1,80%
- Fortaleza (CE): 1,80%
- Salvador (BA): 1,80%
- Galeão (RJ): 1,93%
- Curitiba (PR): 1,97%
- Belo Horizonte (MG): 1,99%
“Fator Q” para reajuste de taxas
O reajuste tarifário anual é balizado por um “Fator Q”, criado para medir o desempenho dos administradores dos aeroportos e que serve de instrumento de qualidade dos serviços prestados.
A nota do aeroporto pode variar entre -7,5% e 2%, sendo que quanto maior o índice, melhor o desempenho do operador.
Além de Guarulhos e de Confins, foram avaliados os aeroportos de Natal (RN), Brasília (DF), Campinas (SP), Galeão (RJ), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE) e Curitiba (PR).
Por ter sido relicitado este ano, o Aeroporto de Natal deixará de ter o acompanhamento do fator em 2024, por causa das regras do novo contrato.
Aeroporto de Guarulhos
O aeroporto de Guarulhos recebeu 275 mil pousos e decolagens ao longo de 2023 e cerca de 41,3 milhões de passageiros. No mesmo período, em 2019, antes da pandemia, o aeroporto registrou 43 milhões de passageiros (apenas 4% a mais).
Rio de Janeiro foi o destino nacional mais procurado pelos viajantes e Buenos Aires liderou nas viagens internacionais, a partir de Guarulhos.