Agência britânica deixa de vender pacotes para SeaWorld

09/08/2018 18:46 / Atualizado em 05/05/2020 11:16

agência de viagens britânica Thomas Cook, uma das maiores do setor, não vai mais vender pacotes para parques que tenham atrações com baleias orcas. A decisão afeta diretamente parques como o SeaWorld, nos Estados Unidos, e o Loro Parque, na Espanha.

De acordo com a empresa, a medida foi tomada após uma pesquisa apontar que 90% de seus clientes demonstraram se preocupar com o bem-estar animal, o que justificou a decisão.

Críticas à manutenção de orcas em cativeiro têm se intensificado desde o lançamento de um documentário "Blackfish"
Críticas à manutenção de orcas em cativeiro têm se intensificado desde o lançamento de um documentário “Blackfish” - Rpsycho/iStock

A agência britânica também divulgou uma lista de 30 parques que trabalham com bichos que, a partir de agora, estarão fora dos seus pacotes de viagem por não estarem de acordo com as normas de bem-estar animal estabelecidas pela ABTA (Associação de Agentes de Viagens Britânicos, em português).

Críticas à manutenção de orcas em cativeiro têm se intensificado desde o lançamento de um documentário da Netflix em 2013, “Blackfish”, sobre uma baleia chamada Tilikum.

Outro lado

Em nota enviada à Catraca Livre, o SeaWorld diz que os parques [SeaWorld Orlando, Discovery Cove e o Busch Gardens Tampa Bay] são credenciados pelas principais organizações zoológicas, de bem-estar animal e de cuidados veterinários do mundo, incluindo a American Humane, a Association of Zoos & Aquariums e Alliance of Marine Mammal Parks & Aquariums, e são supervisionados por diversas agências governamentais locais, estaduais e federais.

A nota diz ainda que encerrou os projetos de reprodução de orcas,  mas “os animais que estão sob nossos cuidados continuarão conosco e com os nossos visitantes por muitos e muitos anos que virão”.

Confira íntegra da nota abaixo:

“O SeaWorld é reconhecido internacionalmente como líder global em bem-estar para os animais sob seus cuidados, em resgates, reabilitação e esforços em conservação de mamíferos marinhos e seus habitats. Nossos parques são credenciados pelas principais organizações zoológicas, de bem-estar animal e de cuidados veterinários do mundo, incluindo a American Humane, a Association of Zoos & Aquariums e Alliance of Marine Mammal Parks & Aquariums, e são supervisionados por diversas agências governamentais locais, estaduais e federais. Além disso, o SeaWorld Parks & Entertainmet acaba de passar por uma auditoria completa em bem-estar animal. Por meio desse processo de auditoria independente realizado pela Global Spirit Animals In Tourism Limited, o SeaWorld Orlando, Discovery Cove e o Busch Gardens Tampa Bay atingiram 100% dos padrões mínimos exigidos pela indústria de viagem e turismo, conforme consta no Global Welfare Guidance for Animals In Tourism da Association of British Travel Agents (ABTA).

Milhões de visitantes do Reino Unido visitaram os nossos parques para se divertir, aprender e também ajudar a proteger os mamíferos marinhos e seus habitats. Eles viram em primeira mão os mais altos padrões de cuidados que oferecemos a todos os animais e aprenderam sobre como nós estamos protegendo e salvando espécies na natureza. Apesar de termos encerrado os projetos de reprodução de orcas, os animais que estão sob nossos cuidados continuarão conosco e com os nossos visitantes por muitos e muitos anos que virão. Nós continuaremos a receber o público em nossos parques para experiências inigualáveis que criamos todos os dias.”