Airbnb quer ‘voltar às raízes’ com novo serviço

Objetivo é oferecer hospedagens com preços mais acessíveis

O Airbnb quer ‘voltar às raízes’. A plataforma de hospedagem lançou recentemente a modalidade de aluguel de quartos dentro de casas, serviço que a fez ficar conhecida globalmente.

Essa ideia original de compartilhar um espaço oferece dois grandes benefícios. Primeiro, o custo é menor para os hóspedes.

Airbnb
Créditos: Divulgação/Airbnb

Globalmente, no ano passado, mais de 80% das estadias em quartos privados ficaram abaixo de US$ 100 por noite, com a tarifa média de um quarto privado no Brasil de R$ 165 por noite.

Além disso, se hospedar com um anfitrião é uma ótima maneira de conhecer uma pessoa nova e vivenciar a cidade como um morador local.

“Com Airbnb Quartos, estamos voltando à ideia que deu início a tudo, voltando à nossa filosofia original de compartilhamento”, disse Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb.

Outra vantagem é a modalidade Airbnb Quartos informa no aplicativo se é possível trancar a porta do dormitório, se o banheiro é privativo ou compartilhado, se mais pessoas além do anfitrião estarão na casa, entre outras informações.

Reservas de quartos privados no Brasil

Reservas para estadias em quartos privados no Brasil cresceram aproximadamente 58%3. No primeiro trimestre de 2023, mais de 85% das estadias avaliadas em um quarto privativo no Brasil receberam a avaliação mais alta de cinco estrelas.

O lançamento da funcionalidade também é apontado como um apoio aos anfitriões, que perderam parte da renda ao receber menos hóspedes nos momentos mais críticos da pandemia.

A plataforma também lançou a ferramenta Categorias, em que usuários buscam apenas casas perto da praia ou de áreas de esqui, por exemplo. Além disso, houve um trabalho com anfitriões para incentivá-los a melhorar as hospedagens.