Além de Londres: 5 motivos para fazer intercâmbio no Reino Unido
O inglês é o idioma mais procurado em intercâmbios, com 77,0% das preferências, segundo a Pesquisa Belta
Muitos brasileiros buscam intercâmbios para enriquecer suas vidas pessoal e profissionalmente, e o Reino Unido é um dos destinos mais populares.
De acordo com uma pesquisa da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), o Reino Unido é o segundo destinos mais buscados pelos brasileiros, com 16,2%) das preferências, atrás apenas do Canadá, com 20,1%.
Estudar no Reino Unido oferece uma experiência educacional e cultural valiosa, com instituições renomadas como as Universidades de Oxford e Cambridge, e um diploma britânico é altamente valorizado no mercado de trabalho internacional.
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- 5 praias paradisíacas e baratas no Brasil para curtir o verão gastando pouco
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
- 10 motivos para visitar e amar Corumbau, no sul da BA
Além disso, o Reino Unido oferece uma imersão total no inglês, ideal para quem quer melhorar suas habilidades linguísticas. Estudar e viver em um ambiente de língua inglesa proporciona aprendizado contínuo, tanto nas aulas quanto no cotidiano.
A pesquisa da Belta revela ainda que o inglês é o idioma mais procurado em intercâmbios, com 77,0% das preferências, sendo o principal idioma estudado.
“O país é altamente multicultural, oferecendo a oportunidade de interagir com pessoas de diversas partes do mundo, o que enriquece a experiência de intercâmbio. Além disso, proporciona uma educação de alta qualidade, uma imersão cultural profunda”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta.
Outro ponto atraente é a rica história e tradição do Reino Unido. Durante o intercâmbio, o estudante tem a oportunidade de explorar monumentos históricos, museus e locais icônicos, como o Big Ben, a Torre de Londres e Stonehenge, imergindo em séculos de história e cultura.
Diversos fatores contribuem para a escolha do Reino Unido
Uma das vantagens é o visto mais flexível. O processo pode ser relativamente mais simples para os brasileiros por várias razões que tornam o processo mais facilitado em comparação com outros países, ao considerar: o relacionamento diplomático positivo entre Brasil e Reino Unido que contribui para um processo de visto mais ágil, especialmente para fins educacionais.
O Reino Unido oferece requisitos claros e específicos para cada tipo de visto, com documentação e etapas do processo bem definidos, que podem ser realizados online. A rede organizada de Centros de Atendimento de Vistos facilita a coleta de dados biométricos e a entrega de documentos. Além disso, há uma variedade de tipos de vistos para estudos de curta e longa duração, e, em muitos casos, o processo não exige uma entrevista pessoal, tornando-o menos estressante.
Quando o assunto é mercado de trabalho, Reino Unido é uma grande vantagem para estudantes internacionais, oferecendo oportunidades de trabalho enquanto estudam, especialmente em cidades como Londres, Manchester e Edimburgo. Isso permite ganhar experiência profissional e ajuda a cobrir despesas, apoiando a vivência financeira durante o intercâmbio.
Outro ponto é importante a considerar é o custo de vida, que tende a ser mais acessível em cidades como Glasgow, na Escócia, e em País de Gales, comparado a Londres, onde os custos são mais altos.
O transporte do Reino Unido é bem desenvolvido e diversificado, facilitando deslocamentos dentro das cidades e entre regiões. Os principais meios de transporte incluem trens, ônibus e bicicletas. Além disso, o país é uma excelente base para explorar diversas cidades, tanto no Reino Unido quanto na Europa.
Para os brasileiros, o clima do Reino Unido é moderado e variável, influenciado por sua localização insular. No verão, as temperaturas variam de 15°C a 25°C, podendo ultrapassar 30°C ocasionalmente, especialmente no sul, como em Londres.
O verão é bom para atividades ao ar livre, com locais como Brighton e o Lake District sendo populares. No inverno, as temperaturas vão de -1°C a 7°C, com o norte e áreas montanhosas da Escócia podendo ser mais frios. Geadas são comuns nas áreas rurais, mas temperaturas abaixo de zero durante o dia são raras.
Instituições de educação para intercâmbio no Reino Unido
Brookes Education Group: Fundada por educadores internacionais, é Rede de Boarding School com internatos no ensino médio.
CAVC – Cardiff and Vale College: Cursos de inglês, com grupos de verão e inverno. Faculdade britânica premiada. Oferece uma variedade de programas para alunos e grupos internacionais em Cardiff, capital do País de Gales, Reino Unido.
Ialc: uma associação de escolas de idiomas independentes, que já recebeu diversos prêmios. Existem mais de 100 escolas credenciadas pela IALC em todo o mundo.
Metropolis Education: Boarding school, com internatos no ensino médio, promove escolas independentes do Reino Unido há quase 25 anos, fornecendo direcionado exclusivo para internatos.
Ulaw: Universidade de Direito e Negócios, maior fornecedor de educação jurídica no Reino Unido com uma rica herança e uma reputação de inovação e práticas de ensino contemporâneas. Confira as associadas colaboradoras da Belta, aqui!