Alentejo, 20 motivos para conhecer a maior região de Portugal
Quando escolhemos um destino para viajar procuramos por lugares diferentes, que nos proporcionem experiências únicas e memórias que ficarão guardadas para a vida toda. Decidir não é uma tarefa fácil, ainda mais com o mundo inteiro entre as opções.
O Alentejo, em Portugal, possui características únicas, belas paisagens, gastronomia incrível, vinhos premiados e povo hospitaleiro. Para inspirar sua próxima viagem, listamos 20 motivos para incluir a bela região portuguesa em sua próxima viagem.
1 – Paisagens bucólicas
Planícies que se estendem até perdermos de vista e que ao pôr do sol ganham tons de dourado. Um verdadeiro espetáculo efêmero da natureza.
2 – Vinhos
Referência no enoturismo, o Alentejo é ideal para os amantes da bebida de Baco. São diversas herdades, vinícolas, adegas e, é claro, variedades quase infinitas de vinhos para se provar.
3 – Castelos imponentes
Grandes fortalezas espalhadas pela região atraem visitantes do mundo todo contando a impressionante história das batalhas épicas na antiguidade.
4 – Gastronomia sem igual
Carne de porco, carneiro, pães e temperos realçam o sabor dos pratos tradicionais. É impossível não se apaixonar pela personalidade forte da cozinha alentejana.
5 – Estrelas
Eleito um dos melhores lugares do mundo para se observar as estrelas e praticamente livre de poluição visual. O cenário ideal para explorar o cosmos.
6 – Monumentos históricos
Construções medievais, como o Templo Romano, em Évora, impressionam turistas e dão um charme especial para os vilarejos.
7 – Hospedagens luxuosas
Aqui os hotéis são verdadeiros paraísos em meio ao campo ou cidade. Perfeitos para relaxar e descansar, seja à beira da piscina ou recebendo uma massagem num spa.
8 – Povo acolhedor
Não tem coisa melhor do que chegar em um lugar e ser bem recebido, e o povo alentejano sabe disso! Aqui o turista se sente parte da comunidade que os recebe com um sorriso no rosto.
9 – Charmosos vilarejos
Casinhas brancas e ruas estreitas de pedra. Essas são as características mais evidentes em quase todas as pequenas vilas alentejanas que parecem ter saído dos contos de fadas.
10 – Contato com a natureza
Repleto de parques naturais com diversas espécies de animais, os amantes da natureza podem explorar esses belos cenários a pé, de barco ou em um inesquecível passeio de balão.
11 – Praias paradisíacas
Águas com diversos tons de azul e areais dourados que se perdem de vista são lugares ideais para relaxar com a família ou amigos.
12 – Estradas
Trânsito? Stress? Aqui não. No Alentejo é possível curtir toda a região em uma incrível viagem de carro por excelentes estradas que cruzam as planícies.
13 – 300 dias de sol por ano
A região também é conhecida por seu clima quente durante praticamente o ano inteiro. Abrir a janela e se deparar com o intenso brilho do sol já faz parte da rotina dos alentejanos.
14 – Cante Alentejano
Quando as vozes do povo alentejano se unem, o resultado são músicas que emocionam visitantes e moradores em um dos costumes mais tradicionais.
15 – Artesanato
Parte fundamental da cultura local, é possível encontrar vasos de cerâmica decorados, peças de ferro forjado e os famosos chocalhos que se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.
16 – Lago Alqueva
O maior lago artificial da Europa possui diversas opções de lazer e esportes aquáticos, que atraem os aventureiros de plantão.
17 – Aventura
E falando em aventura, no Alentejo é possível fazer trilhas emocionantes para superar os próprios limites, explorar os fabulosos vinhedos em um quadriciclo ou admirar as paisagens em um passeio de bicicleta.
18 – Arquitetura milenar
Do contemporâneo ao histórico, as construções repletas de detalhes são pontos imprescindíveis para se admirar durante a viagem.
19 – Museus
Preservar a história é um dos maiores orgulhos dos alentejanos. Seus museus contam com artefatos desde épocas pré-históricas e surpreendem os entusiastas com o passado da região.
20 – Festivais típicos
Ao longo do ano, ocorrem diversos eventos que celebram a cultura local. Como o Festival Islâmico, em Mértola, e o festival de música clássica Terras Sem Sombra.