Alentejo tem praias belíssimas e atividades para todos os gostos
A região do Alentejo, uma das mais bonitas de Portugal, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.
Mas são as praias que atraem a atenção dos turistas nesta época do ano. São dois tipos diferentes: ao norte de Sines são 47 quilômetros de areal ininterrupto, onde banhos de mar e sol e caminhadas sem destino pela areia são irresistíveis. Ao sul, as praias se tornam mais calmas e secretas, delimitadas por falésias e rochas. Aí, as marés determinam as atividades, que vão do mergulho à pesca em águas límpidas.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
No Estuário do Sado, é possível participar do fascinante espetáculo que é a observação de golfinhos. Já na península de Tróia, as praias são muito procuradas pelos praticantes de windsurfe. Daí ao Cabo de Sines, as águas esperam os surfistas e praticantes de bodyboarding.
O Alentejo conta até com uma praia naturista para os visitantes mais ousados: a praia dos Alteirinhos.
Fora do litoral, lagos como Montargil, Maranhão, Caia, Odivelas, Vale de Gaio, Santa Clara-a-Velha ou o Alqueva, maior lago artificial da Europa, são ideais para a prática de modalidades como a vela, canoagem, remo, natação, esqui aquático, windsurfe, jet-ski, caiaque, pesca ou simplesmente para desfrutar de um dia num barco.
Ao ar livre, pode-se fazer caminhadas por algum dos vários parques, andar de bicicleta ou a cavalo e fazer passeios únicos como voar de balão ou parapente ou até saltar de paraquedas. Em parques naturais junto aos rios ou na planície, há muitas áreas para acampar e desfrutar da rica natureza local.
As noites de verão alentejanas, claras e frescas, contam com bares de praia, festivais de música, festas tradicionais, raves em castelos medievais e muitas outras opções. Quem gosta de dançar até altas horas não se decepciona.