Alta do dólar faz aumentar buscas por destinos nacionais
Pesquisa revela os 15 destinos que mais cresceram em buscas desde abril
A moeda norte-americana encerrou a semana com uma alta de 1,52%, cotada a R$ 4,16 (comercial). A forte alta do dólar nos últimos seis meses impacta no orçamento de quem está planejando viajar para o exterior. Isto tem feito os brasileiros optarem por viajar por dentro do país ou por países da América do Sul.

De acordo com levantamento do site Kayak, houve crescimento de 31% na procura por destinos nacionais desde abril. Veja tabela abaixo.
Destinos que mais cresceram em buscas por passagens aéreas desde abril | |
Cidade | % |
Juazeiro do Norte | +270% |
Bariloche | +270% |
Porto Alegre | +268% |
Santiago | +261% |
Fortaleza | +258% |
Belém | +241% |
Natal | +241% |
São Luís | +240% |
São Paulo | +231% |
Brasília | +230% |
Recife | +230% |
Salvador | +230% |
João Pessoa | +224% |
Rio de Janeiro | +224% |
Lisboa | +219% |
Fortaleza e Porto Alegre tiveram um crescimento muito alto no período. Já Bariloche e Santiago aparecem principalmente em função do turismo de inverno e temporada de esqui.
- Como os cheiros podem melhorar a sua dor? Pesquisas mostram que isso é possível
- O que é a técnica de aterramento 5-4-3-2-1? Uma ferramenta simples para combater a ansiedade
- O remédio para o estresse está mais perto do que você imagina – e só leva 20 minutos por dia
- O primeiro sintoma de ansiedade sobre o qual pouco falamos
“O ranking revela que os brasileiros estão aproveitando a alta do dólar para apostar em destinos nacionais e na América do Sul, que são menos dolarizados e, por isso, estão mais baratos”, diz Eduardo Fleury, responsável pelas operações da plataforma no Brasil.

Lisboa é o único destino fora da América do Sul a aparecer no levantamento – ainda assim, na última posição.
Houve um “boom” de brasileiros na cidade no último ano, por uma série de fatores: a facilidade da língua comum, preços mais atraentes em relação a outros destinos na Europa e um forte investimento do turismo de Portugal para atrair turistas, em especial os brasileiros.
Fim de ano
Para quem está planejando uma viagem internacional de final de ano, o período ideal para a compra de passagens é agora.
Com três a quatro meses de antecedência é possível garantir uma economia de até 15% no preço das passagens.