Alta gastronomia tem influências mapuche e internacional em Pucón

Quem viaja para o sul do Chile, especialmente para a região de Pucón, pode e deve aproveitar a oportunidade para fazer um passeio diferente e conhecer de perto a relação do povo indígena mapuche com a sua terra. Uma maneira deliciosa de se aprofundar neste universo é por meio da rica gastronomia local, que traz forte influência dessa população e pode ser apreciada em aldeias locais e no hotel Antumalal, localizado às margens do lago Villarica.

Poucas pessoas conhecem a culinária mapuche, menos ainda seus sabores mais típicos. Ela se caracteriza pelo uso de diferentes alimentos retirados da natureza, como cereais, sementes, tubérculos, legumes, ervas e verduras, e, por isso, seus pratos principais variam de acordo com as estações. Um ingrediente indispensável é o pinhão, proveniente do fruto da Araucária, muito popular na vegetação nativa.

Fetuccini negros com rodelas de polvo al pil pil, uma das novidades do restaurante Parque Antumalal

Para quem deseja experimentar estes sabores, a Davita Tours, agência de turismo do Antumalal, oferece um tour gastronômico à comunidade mapuche de Curarrehue. Ali, os turistas são convidados a visitar o Centro Cultural –onde há diversas exposições e mercados de artesanato– e a aldeia em si, onde acontecem as refeições. Além do passeio pela história e pelo paladar de uma cultura que resiste até hoje, o trajeto passa ainda por uma bela estrada que tem como paisagem o vulcão Lanin ao fundo.

Vista do restaurante Parque Antumalal, planejado para integrar a natureza de Pucón

Mas esse é apenas um viés da rica gastronomia do lugar. O turista pode vivenciar experiências em outras partes de Pucón, por meio das mãos de chefs talentosos e criativos. É o caso de Davida, nascida na cidade de Praga e que se instalou na cidade com sua filha em 1950, ao fundar o hotel Antumalal. Empreendedora e curiosa, ela decidiu pegar as rédeas não apenas do estabelecimento, mas também da cozinha, sendo a responsável pelas delícias do local por anos, reproduzindo primeiro pratos de sua terra natal, e depois incorporando criações inovadoras que mesclam referências europeias com ingredientes frescos chilenos.

Hoje ela não está mais à frente da cozinha, mas sua herança ainda está presente através da excelência dos pratos servidos pela casa, por onde já passaram hóspedes como a Rainha Elizabeth 2ª e os atores Emma Thompson e James Stewart. O design do restaurante Parque Antumalal, planejado para integrar a natureza ao redor de forma harmônica e elegante, aliado às iguarias servidas, faz desta uma das melhores opções gastronômicas de Pucón.