Site colaborativo oferece hospedagem gratuita em 160 países
Atualmente existem várias maneiras de se hospedar sem gastar muito ou até nenhum centavo. Sites como Airbnb disponibilizam casas e apartamentos com preços vantajosos em relações aos hotéis ou o Couchsurfing, que reúne pessoas dispostas a receber viajantes de graça em suas casas.
Um site de turismo colaborativo criado em 2013 –mas ainda não muito conhecido no Brasil– também oferece uma proposta interessante a quem quer viajar com o orçamento limitado. O Nightswapping dá às pessoas um incentivo para oferecer um espaço para viajantes se hospedarem em suas casas em troca de receber a mesma gentileza de outros usuários em outras cidades.
Seu funcionamento é muito simples. Quem quer desfrutar do serviço precisa se registrar e depois oferecer sua casa ou um de seus quartos como uma possível acomodação para turistas que vêm para sua cidade. Toda vez que o proprietário hospeda algum dos membros da comunidade, ganha saldo de viagem para ficar na casa de outros usuários.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Marriott oferece descontos imperdíveis na Black Friday
- Etecs oferecem mais de 92 mil vagas em cursos gratuitos
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
Se você não pode receber ninguém em casa também pode usufruir do serviço. Outra forma de ganhar créditos para viajar é pagar a diária do local entre 7 e 49 euros por noite – muito menos que um hotel. Por exemplo, em uma cidade como San Francisco, Califórnia, há casas inteiras anunciadas para “troca”, mas se o usuário não possui crédito pode alugar um apartamento de 180 metros quadrados por 42 euros a diária. O valor – mais baixo ou mais alto – é compatível com o tipo de acomodação. Obviamente, a decisão de aceitar ou não o hospede é inteiramente por conta do proprietário, que pode negar. O dinheiro da diária não vai para o proprietário e sim para o site.
O ideal para conseguir “convencer” um proprietário a disponibilizar seu espaço é fazer um perfil detalhado, com fotos e permitir que o site verifique suas informações (Facebook, e-mail, telefone) para transmitir o máximo de confiança possível. Afinal, ninguém quer ceder uma casa – nem mesmo um quarto – a um doido varrido.
A comunidade Nightswapping atualmente possui mais de 30 0 mil membros em 160 países.