Após 13 dias navegando, família Schurmann chega à Ilha de Páscoa

Foram 2.200 milhas navegadas, aproximadamente 4 mil quilômetros, 13 dias em pleno Oceano Pacífico, com ventos de até 40 nós e ondas de 8 metros. Após muitas aventuras, a família Schurmann chegou no último dia 19 na Ilha de Páscoa, a 3.500 quilômetros da costa do Chile.

Desde 21 de setembro do ano passado, o veleiro Kat –construído especialmente para a Expedição Oriente, como foi batizada a nova aventura– vem sendo a moradia dos Schurmann em mais uma volta ao mundo. Acompanhe a aventura aqui.

Serão pouco mais de dois anos passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos e cinco continentes. Pela primeira vez, eles chegaram à Antártica. E, também pela primeira vez, irão à República Popular da China.

Se o roteiro reserva lugares desconhecidos, a nova travessia também marca a estreia da terceira geração a bordo: o jovem Emmanuel integra a tripulação Schurmann, formada pelo casal Vilfredo e Heloísa e os filhos Wilhem, David (líder da tripulação de terra) e Pierre –os dois últimos, em alguns trechos da aventura. Kat, a filha caçula, que morreu em 2006, está simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro da família, neste projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade.

 

Expedição Oriente

A expedição, a terceira e a maior da família catarinense, foi inspirada no livro “1421: O ano em que a China descobriu o mundo”, de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os descobridores da América.

Segundo a tese de Menzies, em 1421, uma enorme esquadra com gigantescos juncos entre 142 e 163 metros de comprimento, capitaneada pelos almirantes do imperador Zhu Di, zarpou da China.

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Cynthia Van de Kamp (ao centro), ganhadora da primeira etapa do game, ao lado de Heloísa e Vilfredo Schurmman[/img]

Com a conclusão do primeiro capítulo, uma nova etapa se inicia com veteranos e novatos partindo do zero, ou seja, todos com as mesmas condições. Entre as novidades inseridas estão o uso do Google Maps para navegação no mapa; os riscos de ataques piratas que roubam os pontos de quem abandonar o barco por mais de uma semana; a trilha de perguntas que impulsionará a pontuação dos vencedores, e a ‘message in a bottle’ para os jogadores mandarem mensagens para outras pessoas ao redor do mundo em garrafas biodegradáveis que serão lançadas ao mar.