Após casos de covid, Anvisa suspende viagem do navio Costa Diadema
Agência também suspendeu viagem do MSC Splendida, que está em Santos (SP), por surto do novo coronavírus
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu no fim da tarde de quinta-feira, 30, as atividades do navio Costa Diadema, da Costa Cruzeiros, que estava atracado em Salvador (BA) após um surto de covid-19 entre tripulantes e passageiros.
A medida foi definida após a agência e os técnicos das secretarias de saúde do estado e da capital baiana concluírem a investigação epidemiológica, que apontou para a transmissão comunitária do vírus nível 4.
Em nota, a Anvisa afirma que a medida é “para proteger a saúde das pessoas presentes na embarcação”. O navio Costa Diadema seguirá sob restrições durante sua navegação até Santos, no litoral de SP, onde os passageiros irão desembarcar.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
O navio da armadora italiana Costa Cruzeiros está atracado no porto de Salvador desde ontem com 68 casos confirmados de covid-19 em 24 horas –56 tripulantes e 12 passageiros. Dentre os passageiros que testaram positivo a grande maioria é assintomática, com apenas algumas pessoas com sintomas leves.
De acordo com a Anvisa, o Costa Diadema transporta 3.836 pessoas –1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. O próximo destino seria o porto de Ilhéus, no sul da Bahia.
Ontem, a Anvisa solicitou às autoridades locais de saúde a permissão para desembarcar os passageiros que testaram positivo para covid-19, que ficarão em isolamento em hotéis já disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Moradores de Salvador também foram autorizados a desembarcar.
Todas as atividades não essenciais do Costa Diadema foram interrompidas, e os protocolos de segurança deverão ser cumpridos até o destino final.
Devido ao surto na embarcação, não serão autorizadas novas operações do navio. Sua saída do porto de Santos estará impedida até a próxima definição da Anvisa.
Casos de covid no MSC Splendida
Outro navio da temporada brasileira, o MSC Splendida também registrou surto de casos de covid-19 a bordo. A embarcação está atracada desde quarta-feira, 29, no porto de Santos (SP). Até o momento, 51 tripulantes e 27 passageiros tiveram teste positivo para a doença. Há ainda 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com os casos.
“Todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, foram desembarcadas de acordo com as regras dispostas na Resolução RDC nº 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo Estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos”, diz a nota da agência.
“Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.”
De acordo com a Anvisa, novos desembarques ou embarques não estão autorizados e o navio deve permanecer atracado em Santos até o fim da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo.