Aquecimento global está causando mais turbulências em voos
Mudanças climáticas no planeta já interferem na estabilidade das aeronaves
Além de causar um aumento anormal da temperatura média da Terra, o aquecimento global também está impactando nos voos.
Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, revela que os padrões climáticos incomuns e ventos fortes estão afetando, cada vez mais, a estabilidade das aeronaves.
Os pesquisadores focaram nas chamadas “correntes de jato” (jet streams), massas de ar em movimento que se distribuem no globo de forma bastante particular.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
De acordo com os pesquisadores, as mudanças súbitas e significativas na temperatura global criam bolsas de ar mais ásperas e mais frequentes acima dos ventos da corrente por onde os aviões trafegam. Com isso, elas provocam turbulências mais severas e mais frequentes, como a que ocorreu recentemente com um voo da Air Canada que ia de Vancouver a Sydney, na Austrália, e deixou 35 passageiros feridos.
Os meteorologistas da Universidade de Reading focaram o estudo na região do Atlântico Norte, que compreende as águas atlânticas que ficam acima da linha do Equador. Segundo eles, voar neste trecho, está ficando mais difícil por conta da alteração na corrente de jato polar.
“Uma intensificação da turbulência pode ter consequências importantes para a aviação. A turbulência pode causar danos às aeronaves e é a causa por trás do medo que muitas pessoas têm de viajar de avião”, diz o estudo.