Argentina terá voos diretos para três capitais brasileiras

A Argentina aposta na volta dos brasileiros para retomada do turismo

A Argentina aposta no Brasil para a retomada do turismo com novos voos.  Desde a reabertura das fronteiras, em outubro de 2021, até o final de janeiro, o número de turistas brasileiros no país vizinho chegou a 200 mil –18% do total registrado em 2019, último ano pré-pandemia.

O primeiro passo é a ampliação da conectividade aérea entre Brasil e Argentina, principalmente voos diretos.

Plaza de Mayo, em Buenos Aires; Argentina aposta na volta dos turistas brasileiros para retomada do turismo
Créditos: narvikk/iStock
Plaza de Mayo, em Buenos Aires; Argentina aposta na volta dos turistas brasileiros para retomada do turismo

Segundo Ricardo Sosa, o secretário executivo do Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística), organismo oficial de promoção de viagem da Argentina, a frequência de voos entre os dois países já está em torno de 130 saídas semanais, e até o mês de abril deverão ser retomadas diversas linhas que haviam sido interrompidas por conta da pandemia.

A Aerolíneas Argentinas, que este mês retomou voos diretos de Salvador para Buenos Aires, deve retomar as rotas de Porto Alegre, Brasília e Curitiba em abril, a partir de Aeroparque Jorge Newbery –no bairro de Palermo, na capital argentina.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Voos para Argentina

Atualmente, nove companhias aéreas operam entre Brasil e Argentina — Aerolíneas Argentinas, FlyBiondi, Gol, Latam, Air Canada, Swiss Air, British Airways, Turkish Airlines e Ethiopian Airlines–, com voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis. A Azul ainda não divulgou a retomada de suas operações.

O secretário executivo do Inprotur observou que do ponto de vista de saúde pública o fluxo turístico está acontecendo de modo seguro e sem indecentes.

O aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, é a principal porta de entrada da Argentina para brasileiros
Créditos: Divulgação
O aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, é a principal porta de entrada da Argentina para brasileiros

“Os turistas brasileiros têm procurado principalmente Buenos Aires e Mendoza, e um dos fatores que podem estimular essa segurança é o fato de 88% da população de Buenos Aires e 72% de Mendoza estarem vacinadas com pelo menos duas doses contra acovid-19”, disse Sosa.

Novas regras para entrar na Argentina

Com viagem marcada à Argentina? Então é bom ficar atento às novas regras para entrada de turistas no país.

Desde o dia 3 de janeiro, os viajantes são obrigados a realizar um novo teste de covid-19 entre o terceiro e o quinto dia de viagem, além da apresentação de um teste negativo na chegada ao país.

Argentina tem novas regras para entrada de viajantes; veja o que muda
Créditos: Ente de Turismo de Buenos Aires
Argentina tem novas regras para entrada de viajantes; veja o que muda

Também passou a ser exigido seguro saúde com cobertura covid-19, com serviços de internação, isolamento e / ou transferências médicas, para aqueles que resultem em casos positivos, suspeitos ou contatos próximos. O controle da documentação que comprove os requisitos solicitados será feito pelas companhias aéreas antes do embarque.

Além disso, o Ministério da Saúde da Argentina também aconselha os viajantes a evitar eventos ou encontros com bastante pessoas e em locais fechados.

Confira as novas regras para entrada de turistas na Argentina

  • Para entrar no país o viajante precisa preencher uma declaração, concluída 48h antes do início da viagem;
  • PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque, para passageiros a partir dos 6 anos de idade;
  • Aqueles que tiveram covid-19 nos 90 dias anteriores à viagem, podem apresentar atestado de alta médica e PCR positivo de 14 dias ou mais antes da viagem;
  • Os maiores de idade que não são cidadãos argentinos ou residentes devem apresentar um certificado de vacinação que comprove que completou o esquema pelo menos 14 dias antes de entrar no país;
  • Os estrangeiros devem ter seguro saúde que cubra covid-19 com serviços de hospitalização, isolamento e / ou transferências médicas para casos positivos, suspeitos ou em contatos próximos;
  • É preciso ter certificado de vacinação completo;
  • Estrangeiros com mais de 6 anos de idade não vacinados devem fazer um teste entre os dias 3 e 5 de sua chegada na Argentina e abster-se durante esse período de comparecer a eventos de massa e/ou encontros sociais em espaços fechados