Arraial do Cabo (RJ) volta a restringir entrada de turistas
A decisão ocorre menos de um mês após a flexibilização do turismo de um dia só
O aumento significativo do número de casos do novo coronavírus fez a Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recuar nas medidas de flexibilização da quarentena.
Uma das ações é a volta da barreira sanitária na rodovia RJ-140, principal acesso à cidade a partir desta sexta-feira, 11.
A entrada em Arraial do Cabo só será permitida a moradores, prestadores de serviço e turistas com QR code de reserva de hospedagem em pousada ou casas de aluguel de temporada.
- Night Crawl: tour revela bares badalados em SP
- Economize viajando: 3 praias incríveis e baratas no Brasil neste verão
- Ethiopian Airlines tem passagens com 10% de desconto
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
O objetivo da prefeitura é voltar a reduzir a circulação de pessoas na cidade durante este período de aumento no número de casos da covid-19.
Em meados de novembro, Arraial do Cabo voltou a permitir a entrada na cidade a turistas de um dia só, que estava restringida desde março.
Confira abaixo como fica o turismo em Arraial do Cabo:
A emissão de QR Codes será realizada pelos empresários de turismo da cidade. Os meios de hospedagens terão o prazo até 15 de dezembro para iniciar a emissão. Até a data estabelecida, a barreira sanitária será somente informativa.
As empresas cadastradas no Selo Arraial Limpo e Seguro poderão emitir os voucher diretamente do sistema em parceria com a Secretaria de Turismo.
Acesso às praias
- O acesso às praias permanece liberado;
Barreiras sanitárias
As barreiras na entrada da cidade voltam a funcionar através da Secretaria de Segurança Pública, mas com horário parcial. Somente os seguintes estão permitidos a entrar:
- Moradores e proprietários de imóveis (com comprovante de residência);
- Prestadores de serviços;
- Turistas (com voucher oficial da Prefeitura que comprovem reserva de hospedagem em Arraial do Cabo);
- Permitida a entrada de vans para fins estritamente turísticos, com a obrigatoriedade de contratação de guia turístico local, devidamente registrado e com cadastro na Secretaria de Turismo;
- Ônibus de excursões, day use (bate-volta) e city tour poderão acessar a cidade somente pela Rodovia General Alfredo Bruno Martins, seguindo pela Estrada da Álcalis com parada obrigatória no terminal de veículos localizado na Rua Rebeche, mediante prévio recolhimento de Documento de Arrecadação Municipal – DAM, não podendo circular pelo centro da cidade;
- Ônibus intermunicipais e interestaduais poderão acessar a cidade normalmente;
- A lista de guias cadastrados pode ser obtida na Secretaria de Turismo ou através do site https://www.arraial.rj.gov.br/profissionaisdoturismo.