Arte, gastronomia e luxo: veja roteiro de um dia em Santiago
Passeio por museus e noite em hotel cinco estrelas farão da visita rápida uma experiência inesquecível
Para chegar a alguns destinos do Chile, como Patagônia, deserto do Atacama ou Portillo, o viajante tem que passar por Santiago. O voo chega na capital, e depois o viajante parte aos outros destinos.
Mas pode acontecer de o voo ou transfer não acontecer no mesmo dia. O que fazer em Santiago quando se tem uma tarde e noite por lá?
Amantes de arte, comida boa e hotéis fantásticos vão se encontrar neste roteiro rápido.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Arte e gastronomia em Lastarria
É fácil se apaixonar por Lastarria, no centro de Santiago. Costumo dizer que é a Vila Madalena chilena. As ruas abrigam construções dos séculos 19 e 20, muito bem conservadas, com bares, lojas galeria e museus.
Mas antes passe pela Bellas Artes. Desembarque de táxi na estação de mesmo nome (linha verde, se for metrô), para um passeio gratuito pelo Museo Nacional Bellas Artes.
Cheque os horários do museu. Ao sair, caminhe até o Cerro Santa Lucía, que tem vista e jardins lindos.
Do Cerro, vá a pé até o Centro Cultural Gabriela Mistral – GAM, sua primeira parada em Lastarria. Teatro, exposições, café fofo, música e grandes vãos dão o ar moderno-urbano que Santiago quer mostrar.
O nome do lugar foi dado em homenagem à poeta chilena Gabriela Mistral, ganhadora de um prêmio Nobel.
Há dois museus que ficam juntos no coração de Lastarria, o Museo de Artes Visuales (MAVI) e o Museo Arqueológico de Santiago .
Mavi mostra instalações de artistas contemporâneos. O museu fica do lado da casa cabeluda – uma casa toda forrada de trepadeiras que é uma atração para selfies.
Caminhando mais um pouco, chegue ao Paseo Barrio Lastarria, ruela cheia de restaurantes e bares para bons piscos e sangrias.
Luxo na hotelaria
Depois de voar até Santiago e caminhar o resto do dia por Lastarria, a gente merece uma banheira no quarto, spa estrelado e uma piscina como esta:
No superelegante bairro Las Condes está o Ritz Carlton Santiago, que, por si, é uma experiência na capital. Las Condes é um bairro nobre, mais novo, onde está parte do centro comercial, com bancos e escritórios.
Há muitos cafés e restaurantes aconchegantes neste bairro, bem como excelente transporte público, mas não necessariamente mercados e serviços.
O spa do Ritz, assim como a piscina, têm uma vista fantástica de Santiago.
Nas suítes, camas superking e a banheira para relaxar garantem o descanso após um dia agitado e de preparo para o próximo dia de viagem.
A gastronomia do hotel também merece destaque. No restaurante Estró, produtos locais, orgânicos e sazonais dão o tom da nova gastronomia chilena, com sobremesas frescas e opções vegetarianas criativas.
Entre elas está o prato exclusivo e vegetariano Locos del Sur de Chile, uma salada de pepino, purê de abacate, caviar de limão e emulsão de pimenta verde.
Quem ama gastronomia vegetariana e vegana de chef pode acompanhar mais coisas deliciosas nestes roteiros veggies pelo mundo.
Depois de tomar bons drinks em Lastarria, finalize a noite com esse jantar pra lá de especial do Ritz.