Aruba, uma ilha adorada pelos turistas

24/01/2015 20:04 / Atualizado em 06/05/2020 18:29

A apenas 20 quilômetros da costa venezuelana, a ilha caribenha de Aruba é adorada pelos turistas não apenas pelas praias de areia branca e mar cristalino. O país tem cassinos –a maioria dentro dos resorts–, shoppings recheados de grifes internacionais, vida noturna agitada, hotéis de luxo e campos de golfe.

Apesar da colonização holandesa –é um território autônomo–, você pode ter a impressão de estar em Miami (EUA). A influência americana, que são os maiores visitantes da ilha, é marcante. Olhares atentos, no entanto, logo percebem que a cidade exibe uma rica cultura caribenha e ainda com tempero holandês, africano e latino.

A ilha é poliglota. A língua oficial é o holandês, mas os moradores falam mesmo opapiamento, um simpático dialeto relativamente compreensível para quem fala português. Por exemplo, “bom bini” é “bem-vindo”, “con ta bai?” significa “como vai?” e para agradecer fala-se “danki”. O inglês é a língua turística e uma significativa parcela da população também é fluente em espanhol.

O Riu Palace Aruba Resort é um dos hotéis que fica na praia de Palm Beach[/img]

Por ficar próximo a linha do Equador, o calor dura o ano inteiro em Aruba e a ilha não está na rota de furacões do Caribe. A alta temporada vai de dezembro a meados de abril.

Mergulho

Repleta de naufrágios grandes em sua costa, Aruba pode ser considerada o “paraíso dos mergulhadores”. Em um lugar onde tudo na superfície é paradisíaco, embaixo d’água também deve ser.

O território possui águas extremamente claras e limpas perfeitas tanto para a prática de snorkeling (mergulho de superfície, apenas com máscara e sem cilindros de ar), quanto para mergulhos mais profundos. A temperatura média de 26 ºC torna o mergulho ainda mais confortável para aqueles que não gostam de mergulhar com roupas grossas isotérmicas.

Os pontos de mergulho mais famosos de Aruba são o “Naufrágio Antilla”, um dos maiores naufrágios do Caribe, o “Naufrágio Pedernalis”, ótimo para iniciantes, devido sua pouca profundidade (12 m), e os “Corais Malmok” que, com uma visibilidade excelente e vasta diversidade de vida marinha, é um excelente local para fotógrafos captarem belíssimas imagens tanto dos corais quanto das inúmeras lagostas e arraias do local.

Empresas de mergulho não faltam em Aruba, basta você escolher aquela que passar mais segurança e tiver um bom preço, e se divertir.