As 10 mais incríveis cachoeiras do Nordeste brasileiro
O Nordeste brasileiro é uma região muito popular e cobiçada entre os viajantes nacionais e internacionais devido à abundância de encantos naturais que reúne e da rica e diversificada fauna e flora que abriga. No entanto, não são apenas suas praias paradisíacas que ganham destaque –os Estados nordestinos são lares de muitas outras paisagens exuberantes, como grutas, lagoas, manguezais, cascatas e atrações histórico-culturais, além de ser um grande destino de turismo de aventura, atraindo diversas pessoas que procuram praticar atividades como rapel e trilhas ecológicas.
As cachoeiras da região são conhecidas por serem alguns de seus principais atrativos. São inúmeras delas, cada uma com sua própria característica – algumas tem tamanhos e intensidades impressionantes, outras são menores mas igualmente belas; algumas possuem acesso fácil, outras lhe levarão para o meio da mata nativa. Independentemente de qual você decidir visitar, você não irá se decepcionar, mas para lhe ajudar em sua decisão, nós reunimos as dez mais incríveis cachoeiras do nordeste brasileiro.
1 – Cachoeira da Fumaça
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Economize viajando: 3 praias incríveis e baratas no Brasil neste verão
Situada na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, é a segunda maior cachoeira do país, com uma queda de quase 400 metros que jorra de um imenso paredão. Para vê-la de frente e nadar em seu poço, é preciso fazer uma trilha de vinte quilômetros que dura até três dias; para uma opção mais fácil, pode ser acessada por cima em uma trilha de seis quilômetros para observar sua queda do topo. Ganhou seu nome por causa de sua altura, que, por ser muito grande, forma-se um tipo de cortina de vapor que levanta com o vento, dando a impressão de fumaça.
2 – Cachoeira da Tiririca
Localizado no santuário ecológico do município de Murici, no estado de Alagoas, essa cachoeira, com mais de 80 metros de altura, é ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura, como o trekking, pois abriga belíssimas paisagens naturais e também uma rica biodiversidade de plantas exóticas e diversas espécies de pássaros e outros animais que podem ser observadas durante o percurso até o topo da queda. A trilha pode durar cerca de uma hora e meia, feita por um terreno íngreme em meio à mata nativa.
3 – Cachoeira Bica do Ipu
Situada em Ipu, no estado do Ceará, essa imponente cachoeira de 130 metros de altura despenca da Serra da Ibiapaba, que abriga várias nascentes de rios e forma ainda outras cachoeiras. É responsável pelo nome do município que, em tupi, significa “água que cai do alto”, mas pode também ser chamada de Bica de Iracema, pois faz parte do cenário do romance de José de Alencar, onde a famosa personagem Iracema se banhava. A região dessa atração é uma Área de Preservação Ambiental que conta com uma ótima infraestrutura de restaurante, pousada, bar e piscina.
4 – Cachoeira da Pedra Caída
Dentro do Santuário da Pedra Caída, um complexo no município de Carolina, no Maranhão, com cerca de treze hectares destinados para o ecoturismo e turismo de aventura que conta com restaurantes, vestiários e piscinas com tobogãs, está uma sequência de quedas d’água de diferentes tamanhos. A maior e principal delas é a que leva o mesmo nome do santuário, com 46 metros de altura, formando um poço de um pouco menos de dois metros de profundidade, ideal para banhos relaxantes e refrescantes. Para chegar até lá é necessário percorrer uma trilha que passa por passarelas e rampas suspensas em meio à vegetação nativa e pelos paredões do cânion onde a cachoeira se esconde.
5 – Cachoeira do Tingidor
Uma das mais bonitas da região, situada bem próxima da zona urbana da cidade de Juazeiro do Piauí, essa cachoeira é dividida em várias quedas d’água, formada por um sangradouro de um açude, que caem direto no rio Poti e forma uma piscina natural ideal para banhos. Atrai muitos turistas diariamente, pois o acesso até ela é extremamente simples e curto, feito por uma caminhada de apenas vinte minutos em um terreno plano e muito bem cuidado.
Quer saber quais são as outras 5 cachoeiras? Basta clicar aqui e conferir tudo no blog do Instaviagem.