As melhores cervejas e chocolates da Bélgica

Por: Márcio Diniz

A Bélgica serve desde os tempos medievais como uma grande rota: tanto que a região de Flandres era um dos entrepostos comerciais mais famosos da Europa. Até hoje muita gente usa a Bélgica como parada em seus mochilões.

 

Pensando nisso, o Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, preparou algumas dicas para aproveitar melhor esse país repleto de boas cervejas e chocolates.

Bruges

Cervejaria Halve Maan – Uma das mais tradicionais do país, produz a Strafee Hendrik e a Brugse Zot. Os tours diários custam cerca de R$ 30, com direito a uma degustação. Sempre das 11h às 16h, exceto aos sábados, até as 17h. A vista panôramica da cidade é outro ponto forte do passeio. A cervejaria ainda tem um restaurante onde acontecem shows.

Muro de cervejas – O 2be Beer Wall é um verdadeiro templo da cerveja na Bélgica. Em seu muro, à beira do canal, são expostas dezenas de rótulos. O terraço do lugar também é outro dos atrativos, com vista do canal e da cidade. Por último, mas não menos importante, a carta de cervejas é uma das mais completas do país.

Bruxelas

Waffles – Quem não gosta de uma waffle, não? Pois essa massa foi inventada na Bélgica, então é esperado que os modelos mais gostosos estejam por lá. Quando estiver na capital, vá até a Grand Place para encontrar deliciosas waffles a um euro. Quem quiser um pouco mais de sofisticação, a recomendação é a fina confeitaria Maison Dandoy. Existem dois tipos tradicionais de waffles belgas: Liège, redondo e caramelizado, e Brussel, retangular e coberto com açúcar. Ambos são servidos com cobertura de chocolate.

Delirium – Um dos bares mais conhecidos da Bélgica, já abriu até filiais no Brasil (em São Paulo e Rio de Janeiro). O Delirium é um pub temático licenciado da Huyghe, fabricante da famosa cerveja do elefante cor de rosa, a Delirium Tremens. O bar possui uma impressionante carta com 2.400 rótulos de cervejas diferentes, a maior do mundo, segundo o “Guinness Book”.

Ghent

Yuzu e Leonidas – Ghent é uma pequena cidade universitária de pouco mais de 60 mil habitantes famosa por sua vida agitada. Mas mesmo quem já passou dessa fase precisa conhecer Ghent, por causa dos chocolates. A Yuzu Chocolate Shop, aberta apenas em 2003, é famosa por produzir alguns dos melhores chocolates belgas de uma maneira nada convencional, misturando elementos da culinária e cultura oriental. Já a Leonidas é tradicional, com mais de 100 anos de existência, e famosa por ter um dos chocolates belgas mais conhecidos pelo mundo.

Westvleteren

Brouwerij de Sint-Sixtusabdij van Westvleteren – Essa cidadezinha no meio do caminho entre Bruges e Bruxelas abriga a cerveja Westvleteren 12, que é considerada a melhor trapista do mundo. Cerveja trapista é um tipo da bebida produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista (no mundo todo, existem apenas 11 mosteiros autorizados a produzi-la). A cerveja é vendida oficialmente somente na cidade, no restaurante In de Vrede.

Tem mais dicas sobre o que fazer na Bélgica? Então deixe sua dica e inspire viajantes aqui.