As melhores cidades para estudar na Austrália
A Austrália é considerada um dos principais e mais procurados países para se viver ao redor do mundo e, não é difícil ver suas cidades ocupando ótimas posições em listas de rankings das melhores cidades —Melbourne vem sido considerada a melhor do globo por anos. Muitas pessoas interessadas em estudar na Austrália, principalmente vindas do continente asiático, buscam qualidade de vida, instituições de alta qualidade e a possibilidade de trabalho como estudantes internacionais.
Para te ajudar a escolher onde estudar na Austrália, selecionamos as principais e mais procuradas cidades, pontuando o que elas possuem de melhor:
Melbourne
É tranquilamente o destino preferido dos estudantes na Austrália, inclusive, há uma estimativa de que dos 270 mil estudantes universitários de Melbourne, mais de um terço (91 mil) são estudantes internacionais. São mais de 8 universidades com sedes na cidade, sem contar as inúmeras instituições focadas no ensino de idiomas.
Adelaide
Adelaide tem o mais alto nível nacional das universidades e é um dos destinos mais procurados, possuindo um dos mais baixos custos de alojamento do país. A cidade possui números sólidos de estudantes internacionais, com 27% de alunos estrangeiros e quatro universidades.
Perth
O número de estudantes em Perth é semelhante a Melbourne, mas em uma escala menor, dado que a cidade é um dos destinos mais caros para se estudar na Austrália (ficando atrás apenas de Sydney). Perth oferece muitas possibilidades de escolha educacional, com 4 universidades disponíveis em uma cidade com menos da metade do tamanho de Melbourne.
Brisbane
Com o nível de sua educação ligeiramente acima da média para os padrões nacionais, a cidade que possui uma proporção de cerca de 22% de estudantes internacionais, conta com três universidades e é considerado o segundo destino mais barato para se viver na Austrália, ficando atrás apenas de Adelaide.
Sydney
Sydney é o lar de cerca de 230 mil estudantes universitários dos quais, pouco menos de 50 mil (22%) são estrangeiros. A cidade possui 5 universidades com uma qualidade média de nivelamento estudantil semelhante as outras cidades maiores do país, mas com uma desvantagem, é o destino mais caro para se estudar na Austrália.
Wollongong
Uma pequena cidade localizada a 80km ao sul de Sydney, Wollongong vem entrando cada vez mais na rota dos estudantes ano após ano. A pequena cidade que possui pouco menos de 300 mil habitantes, tem sua universidade, a Universidade de Wollongong, no ranking da segunda melhor instituição de ensino da Austrália –levando em consideração variáveis como reputação da universidade, avaliações dos cursos e salários de pós-graduações.
Canberra
Capital da Austrália, a pequena cidade de Canberra tem 2 universidades sendo que, uma delas, é considerada a melhor do país – a Universidade Nacional Australiana. A cidade tem cerca de 35 mil alunos, dos quais 9 mil são estudantes internacionais, que procuram o destino não só pela sua qualidade estudantil, como também de vida –apesar de ser um dos destinos mais caros da terra dos cangurus.
Hobart
Ótima opção para quem procura por uma cidade um pouco mais barata. Hobart possui um dos menores custos de alojamento e acomodações das cidades universitárias, até porque é lar de apenas uma única universidade, a UTAS (Universidade da Tasmânia).
Gold Coast
Mundialmente conhecida por ser um dos principais destinos e vertentes do surfe mundial, Gold Coast é o destino turístico mais popular da Austrália, e agora, também um destino de estudos com seu excelente clima, praias e diversas opções de entretenimento. Gold Coast possui o maior campus da Universidade de Griffith da Austrália, e ainda, é casa da Universidade de Bond, além de sediar os campus de duas das universidades mais baratas para estudantes estrangeiros no país, a CQ University e a Southern Cross University.
Quer saber mais sobre intercâmbio na Austrália? Confira nossa página especial sobre esse destino!