Atacama: dicas para curtir o deserto mais árido do mundo
O Nós na Trip já começa o post com uma dica … Se você nunca pensou em conhecer o Atacama, coloque agora na sua wishlist !!! Confesso que o Atacama foi uma grata e incrível surpresa, não era um lugar que eu tinha o sonho de conhecer, não era o tipo de turismo que mais amo ( sou zero aventureira) e sinceramente eu achava que era uma vibe muuuuuito diferente das viagens que eu curto e como nunca foi um destino muito econômico ( pelo menos para quem não curte perrengue), ele nunca esteve de fato em minha wishlist.
E como eu fui parar lá?? Uma amiga me encheu a cabeça que queria porque queria conhecer o Atacama, por total obra do destino achamos passagens por milhas para Santiago do Chile por 10.000 cada trecho e eu acabei descobrindo nas minhas pesquisas no google e instagram que existia um Atacama um pouco menos roots do que eu estava acostumada a ver hahahaha. Ok, foi o bastante para me convencer, rs.
Guia do Atacama : Dicas para planejar sua viagem
- Quantas milhas eu preciso para viajar de avião no Brasil e para o exterior?
- 5 países da América do Sul para brasileiros viajarem gastando pouco
- Qual valor de uma viagem de 7 dias para o Chile?
- Deserto do Atacama: roteiro completo para uma viagem de 5 dias
O deserto do Atacama fica ao norte do Chile, tem cerca de 105.000km e é considerado o deserto mais árido do mundo!! Porém sua paisagem vai muito, mas muito além das típicas dunas de desertos e provavelmente é o misto de cenários mais interessante que já vi na vida!! Desde lagos a quase 5 mil metros de altura, outros que não afundam, um deserto de sal, formações rochosas totalmente diferente e outras que se parecem com a da lua, sítios arqueológicos, vilarejos, animais bem diferentes do que estamos acostumados a ver e o céu mais azul que eu já vi, e também o mais estrelado ( você tem noção do que é ver a via láctea a olho nu e super próximo a você?!! ) … sério, acho que nem da para explicar o que é o céu do Atacama… simplesmente surreal !!!!!
Como chegar ?
Para conhecer o deserto do Atacama, sua base será no vilarejo de San Pedro de Atacama que fica a 100 km de Calama, cidade com o aeroporto mais próximo.
Para chegar a Calama, existem voos que saem do Brasil mas nenhum direto, todos fazem escala em Santiago do Chile, portanto quando estiver fazendo pesquisa de preços de passagens, faça as contas se vale mais pegar um voo para Calama ou para Santiago e de lá pegar outro voo interno para Calama ( ou se você quiser muito economizar, fazer o trecho final de ônibus).
A Latam e a Gol fazem voo direto para Santiago e saindo do Rio ou São Paulo, em apenas 4 horas você chega no aeroporto de Santiago! Além de pertinho é um destino que toda hora aparece promoções de passagens.
Como ir de Santiago para Calama
De Santiago para Calama existem duas opções, voo interno ou ônibus. De avião a viagem dura apenas 2 horinhas, já de ônibus 24 horas, ou seja, a não ser que você deseje muuuuuito economizar, opte pelo avião.
Eu escolhi ir de avião e fui com a companhia Sky Airlines, que é tipo uma low cost chilena e com passagens mais baratas para Calama. Confesso que não achei a tal passagem barata ( talvez pela época, fui pouco antes do carnaval) e nessa de ficar esperando uma possível promoção acabei pagando 193 dólares com taxas ida e volta.
Já de ônibus, são duas empresas que operam esse trajeto a Pullman e a TurBus. Não faço ideia de como são as estradas e os ônibus mas já li bons relatos sobre essa viagem.
Como ir de Calama para São Pedro de Atacama
Pois é, depois de chegar no aeroporto de Calama, que apesar de pequeno tem boa estrutura, você ainda precisará de um transfer para te levar até a cidade no Atacama que fica a 100 km de distância.
Na verdade não vi outra opção de transporte que não seja transfer. Até existe ônibus mas não sai do aeroporto e sinceramente não acho que valha a pena se deslocar atéeee a cidade para economizar uns trocados.
São diversas agências que fazem esse translado e eles podem ser contratados daqui do Brasil ou diretamente lá na hora. Os balcões ficam um do lado do outro.
Eu escolhi o Transfer Pampa porque já tinha lido sobre eles antes, então nem pensei e fechei com eles mesmo. O transfer custou 12.000 pesos cada perna ( uns R$ 60) e foi feito de van.
Confesso que o Atacama começou a me impressionar daí… as estradas são ótimas!!!!!! Nem acreditei que fosse pegar1:30h de viagem em uma estrada tão boa!!!
Onde se hospedar ?
Nem pense em ficar em qualquer outro local que não seja … (Clique aqui para ler o texto na íntegra)