Oito atrações imperdíveis na Chapada dos Veadeiros
O Juju na Trip dá as dicas do que fazer, cachoeiras mais lindas e onde comer na Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Desconectar-se do mundo, redescobrir a natureza e se apaixonar, essa é a ordem dos fatores na Chapada dos Veadeiros. Quando se chega na região, a mistura de mirantes, cachoeiras, poços e quilômetros de mata encanta, e não é pouco.
O Juju na Trip passou dias explorando a região, e agora lista aqui o que fazer na Chapada dos Veadeiros.
Quantos dias ficar na Chapada dos Veadeiros
Passamos cinco dias na Chapada dos Veadeiros a convite da Corona e da MaxMilhas, e conseguimos ver bastante coisa. Porém, recomendo pelo menos uma semana em Veadeiros, um lugar de natureza extrema e com atrativos que dariam para um mês de viagem.
Onde ficar na Chapada
Há duas regiões base para a viagem à Veadeiros: Cavalcante e São Jorge/Alto Paraíso. Todas são cidades pequenas, com poucas pousadas e hospedarias, mas que oferecem bons acessos às atrações locais.
No entanto, ficar em somente limitará a viagem. Isso porque os pontos de visitação são distantes, alguns ficando mais próximos de Cavalcante e outros mais próximos a São Jorge.
Registro que entre São Jorge e Alto Paraíso, gosto mais do primeiro. É mais charmosinho, tem rua de terra, e uma clima mais místico.
Cavalcante
A Casa Tashi Delek foi a nossa estadia em Cavalcante. São 5 km do centro, em uma área muito arborizada e integrada a natureza. O local recebe confortavelmente 8 pessoas, divididos em 3 quartos e amplas áreas comuns.
São Jorge
A melhor hospedagem do pedaço para quem quer uma casa é o Espaço Rio da Lua. Fica à 5km a vila, à beira-rio, o que já é um luxo, o espaço tem três casas: a Casa na Mata é maior, com um super salão, quarto com varanda e hidro com vista para a mata, uma super cozinha, e terraço.
A Casa de Madeira é menorzinha, intimista, e tem um jardim gostoso e redes na varanda. Além disso, também do Espaço Rio da Lua, só que bem no centro da vila de São Jorge, há ainda o Chalé Embauba e o Chalé Amoreira .
Precisa de guia?
Em muitos lugares de Veadeiros, só se entra com guia, já que é preciso experiência nas trilhas de acessos. Além disso, nem todos os atrativos têm as estradas de acesso bem sinalizadas, e o GPS não pega porque não há sinal de 3g nos lugares afastados.
Eu recomendo ir com uma agência. No nosso caso, montamos um roteiro customizado com a MaxExperiências e foi ótimo. O pacote (com a nossa assinatura) está à venda no site da MaxMilhas. Usando nosso cupom (maxejujunatrip) tem 10% de desconto.
O que fazer em Veadeiros – Poço Encantado
No caminho de Cavalcante fica o Poço Encantado, com duas quedas de 40 m que formam uma grande piscina natural de água escura e uma pequena prainha. Para quem quiser aquecer, já que é a primeira atração da viagem, vale alugar stand up ou caiaque para aproveitar o lugar.
O que fazer em Veadeiros – Complexo do Prata
O Complexo do Prata está entre as atrações mais lindas de Veadeiros e do Brasil. São, no total, 16,5 km de trilha, com13 paradas em cachoeiras e poços incríveis. No entanto, é pouco provável fazer o percurso inteiro e visitar todas as paradas em um único dia .
Por isso, sugiro as que eu achei mais lindas, as do Rei e da Rainha da Prata (2,4 km de trilha se estiver de 4×4 ou 6 km se o carro menor). Ambas fica próximas, apenas divididas por 500 metros de caminhada. A do Rei, que também é conhecida como Urubu, forma uma queda lindíssima e cheia, que parte se esconde nos rochedos. Já a da Rainha é mais aberta e tem um ponto médio com um lindíssimo mirante.
Complexo de Cachoeiras Macaquinho
Nem tão conhecida por quem visita Veadeiros, mas absurdamente incrível é o Complexo de Cachoeiras Macaquinhos. A justificativa é a distância, quase 2h horas de São Jorge e Alto Paraíso, incluindo trechos de estrada de chão. No entanto, o deslocamento vale e pena e impressiona.
No total, o complexo é formado por cachoeiras e poços; 9 no total. Listo as melhores:poço Sereno, cachoeira Lunna, poço do Jump e finalizando com as imperdíveis cachoeiras da Caverna e do Encontro.
Vale da Lua
O nome faz mesmo jus ao lugar. O Vale da Lua é uma região de formações geológicas irregulares e arredondadas de mais de 1,3 bilhões de anos, cortadas um por rio sinuoso e de águas bem cristalinas. Esse caminho fantástico leva a duas cachoeiras e um lago lindo.
Catarata dos Couros
Uma trilha com 3 cachoeiras lindas, e pequenos mirantes, formam a Catarata dos Couros. O percurso total é de 3 km, e, em ordem de parada tem Muralha, com quedas extensas e dois lagos para mergulho, Almécegas Mil, que tem um ponto de mirante lindo, e o Véu da Noiva, que fecha o circuito, com uma extensa piscina natural.
O passeio é de dia inteiro, considerando as caminhadas e paradas para aproveitar.
Atrações em Veadeiros – Mirante da Janela
Quando se está no topo é que percebemos a imensidão da Chapada dos Veadeiros. Essa é a sensação do Mirante da Janela. Para chegar lá, são 3,5km e 2h de trilha moderada/alta (ida e volta são 7km).
Mas a recompensa é inexplicável. Do ponto que leva o nome de Janela, uma formação que se assemelha com triângulo, dá para ver duas cachoeiras lindas, uma de 120 m e outra de 80 m, além do horizonte da chapada.
Vale ressaltar que, por ser famoso, o lugar enche em horários mais tarde, então programe-se para ir bem cedo e fica contemplante o horizonte praticamente sozinho.
Dicas de Veadeiros – Cachoeira do Label
Fechando a lista, uma das atrações imperdíveis em Veadeiros é a cachoeira Label, a maior do Estado de Goiás. São 187 metros de queda e um poço de água esmeralda para banho. Ela fica a aproximadamente 2h30 de São Jorge, em uma vila chamada São João da Aliança.
O acesso, com guia, é por uma trilha de 1,8 km, mas com dificuldade leve/moderada. A única parte mais complicada são as pedras de acesso, mas igualmente tranquilo.
Onde comer
As comidas caseiras são um ponto alto: feijão manteiga, farofinha muitas vezes com dendê, saladas frescas. Pode ir em todas sem pestanejar.
Se quiser uma pizza, tem a Pizzaria Lua Nova (em São Jorge) e a Encanto da Pizza.
E para uma comida inesquecível, com um ambiente lindo ao ar livre, indico o Restaurante Na Mata, da chefe Ana Alcamin, e localizado no Espaço Rio da Lua. O Na Mata é uma mostra do que há de melhor da gastronomia do Planalto Central. A proposta é comida assada na brasa e na terra, sempre privilegiando os ingredientes locais, com opções para carnívoros e vegetariano.
Outro ótimo é a Cozinha do Cavaleiro, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Tem o conceito da terra para a mesa, e clima cool descolado.
Para mais dicas, siga o Juju na Trip no instagram, e assine o canal no YouTube