Avianca passa a incluir bagagem de mão na tarifa básica em voos pelas Américas

Além de item pessoal, os bilhetes adquiridos na tarifa Light agora contemplam bagagem de mão de até 10 kg como

04/02/2026 11:03

Na contramão de parte do setor aéreo, que tem reduzido os benefícios das tarifas mais econômicas e cobrado à parte pela bagagem de mão, a colombiana Avianca anunciou uma mudança em sua política tarifária.

A partir de agora, nos voos internacionais dentro das Américas, a tarifa Light —a mais barata da companhia— passa a incluir uma bagagem de mão de até 10 kg, além do item pessoal já permitido.

Avianca passa a incluir bagagem de mão na tarifa básica em voos pelas Américas
Avianca passa a incluir bagagem de mão na tarifa básica em voos pelas Américas - iStock/Ralf Geithe

Antes dessa mudança, viajantes que compravam os bilhetes na tarifa Light precisavam pagar a mais ou optar por classes tarifárias mais altas para levar uma mala de mão. Com o novo formato, o “carry-on” está integrado aos atributos da tarifa, tornando a compra de passagens mais simples e atraente para quem viaja apenas com bagagem para a cabine.

A nova regra vale somente para voos internacionais nas Américas e se aplica aos bilhetes adquiridos a partir de 27 de janeiro de 2026. Em trechos domésticos na Colômbia, a Avianca manterá a tarifa Basic, que continua a incluir apenas um item pessoal, preservando a diferença entre os mercados interno e internacional.

“Seguimos evoluindo nossa proposta de valor para oferecer alternativas claras, competitivas e coerentes com os diferentes tipos de viagem. A inclusão da bagagem de mão na tarifa Light para voos internacionais faz parte desse processo e integra-se de forma consistente ao restante dos atributos do produto”, afirma Otto Gergye, diretor Comercial da Avianca.

Segundo a companhia, a mudança faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer sua proposta de valor ao cliente, com melhorias em produto, serviço e conectividade implementadas ao longo de 2026.