Aviões temáticos divertem passageiros ao redor do mundo
Nas últimas semanas, uma aeronave japonesa com uma pintura inusitada sobrevoou oceanos do oriente e sua imagem foi amplamente divulgada nas redes sociais. Em vez de estampar as cores e o nome da companhia aérea, como costumava fazer, a aeronave trazia em sua carenagem uma pintura detalhada do robô R2-D2, da série de “Guerra das Estrelas”.
Antes de embarcarem, era possível ver os passageiros surpresos diante do robô voador de mais de 20 metros, revelou a companhia. A quantidade de flashs e selfies era fora do normal. Era preciso que os funcionários apressassem a tripulação para que todos entrassem no avião. Não é sempre que se voa com o R2-D2.
Empresas aéreas de vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens infantis. No Brasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções artísticas.
Uma delas trazia o bico do avião pintado nas cores do capacete de Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro tricampeão mundial de F-1. Uma outra, uma pintura verde-amarela feita pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, transportou a seleção brasileira –e serviu os turistas– por ocasião da Copa do Mundo. E uma terceira homenageou os 450 anos do Rio estampando as ondas da famosa calçada da orla de Copacabana.
Celebrar destinos nacionais como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de lazer do país, segundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea brasileira. A estratégia das companhias é aproveitar o espaço da aeronave para reforçar a imagem da empresa –e gerar engajamento dos usuários, de acordo com o diretor de marketing de outra empresa aérea brasileira. “As pinturas com motivos nacionais geram identificação nos turistas. Para muitos viajantes, se transportar em uma aeronave especial passa a ser uma experiência divertida”, afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”, disse o diretor.
A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens da animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os destaques de duas aeronaves norte-americanas. O avião é o principal meio de transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5 milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo.
Por Luciana Vicária e Pedro Fideles, do portal MTur