Baixa temporada: conheça os destinos preferidos dos brasileiros

Viajar na baixa temporada oferece diversas vantagens que vão além dos preços mais acessíveis

07/09/2024 10:45

De agosto a novembro, são os meses ideais para fazer viagens mais proveitosas no segundo semestre. Para o setor de turismo, o período é considerado baixa temporada. Além de preços mais convidativos, a chance de haver multidões no destino escolhido –e nos principais pontos turísticos– é muito reduzida.

Pesquisa feita pela plataforma de viagens Booking.com aponta que três quartos dos brasileiros –75% dos entrevistados– gostam de viajar na baixa temporada. 

João Pessoa, na Paraíba, está entre os destinos mais buscados pelo brasileiros para viajar na baixa temporada
João Pessoa, na Paraíba, está entre os destinos mais buscados pelo brasileiros para viajar na baixa temporada - luoman/iStock

O levantamento também apontou quais os destinos estão na mira dos turistas brasileiros para viagens no mês de setembro. O estudo mostrou que duas capitais no Sudeste –São Paulo e Rio de Janeiro– aparecem nas primeiras posições de destinos mais buscados, seguidas pelo litoral nordestino –Porto de Galinhas (PE), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE).

São Paulo lidera a busca pelos destinos mais procurados na plataforma Booking,com
São Paulo lidera a busca pelos destinos mais procurados na plataforma Booking,com - Brasil2/iStock

Há também brasileiros pensando em viajar para destinos fora do Brasil em setembro. Santiago, no Chile, por exemplo, registra um aumento expressivo de 74% nas buscas dos turistas do Brasil em comparação ao mesmo período do ano passado –o que mostra que a capital chilena está chamando mais a atenção dos brasileiros.

Outro destino sul-americano que teve um alto crescimento em buscas para setembro foi Punta del Este, no Uruguai, com 169% de aumento.

Os dados apontam volume de buscas e não reservas feitas, mas indicam a tendência para o período.

Vantagens de viajar na baixa temporada 

Para quem quer fugir das multidões e consegue tirar uns dias de folga, setembro é um ótimo mês para sair da rotina e conhecer um lugar novo. Afinal, com o fim do inverno e começo da primavera no hemisfério Sul, as temperaturas já ficam mais amenas. Além disso, por ser baixa temporada, o custo-benefício costuma ser bastante vantajoso nesses períodos.

Piscina do Westin Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE); destinos está entre os preferidos dos brasileiros na baixa temporada
Piscina do Westin Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE); destinos está entre os preferidos dos brasileiros na baixa temporada - Divulgação

Outro fator que faz as pessoas preferirem viajar na baixa temporada são os locais mais vazios. Com os pontos turísticos sem superlotação, os visitantes podem aproveitar o passeio com mais tranquilidade e conforto. 

Mas para aproveitar os benefícios de viajar na baixa temporada, é preciso planejar com certa antecedência. Pesquise sobre o destino para criar um roteiro mais detalhado, definindo os pontos turísticos que deseja visitar, por exemplo. 

Teleférico que dá acesso ao Cerro San Cristóbal, em Santiago, no Chile; destinos internacionais ficam mais acessíveis nesta época
Teleférico que dá acesso ao Cerro San Cristóbal, em Santiago, no Chile; destinos internacionais ficam mais acessíveis nesta época - tifonimages/iStock

Outro benefício é a maior disponibilidade de serviços e uma atenção mais personalizada. Como a maioria dos turistas opta por viajar na alta temporada, durante a baixa temporada os hotéis e restaurantes têm mais tempo e recursos para oferecer um atendimento de qualidade superior.

Para quem tem filhos, os parques aquáticos são ideias para viajar na baixa temporada
Para quem tem filhos, os parques aquáticos são ideias para viajar na baixa temporada - Divulgação

As atrações turísticas também ficam mais acessíveis, com menos multidões e maior liberdade para explorar os destinos com calma.

Também é importante se certificar de que os locais vão estar abertos durante os meses de baixa temporada. Devido à diminuição das visitas, alguns estabelecimentos podem encerrar as atividades nesse período.