Balneário Camboriú: praia alargada está imprópria há mais de 2 meses

A praia Central segue totalmente imprópria para banho de mar pela nona semana seguida

27/01/2023 17:16

A praia Central de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, segue totalmente imprópria para banho de mar, segundo boletim do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgado nesta sexta-feira, 27.

É a nona semana seguida que a praia Central, que passou pela megaobra de alargamento no final de 2021, apresenta condições inadequadas de balneabilidade. As informações são do G1.

Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 1º de dezembro
Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 1º de dezembro - Element Films/Divulgação

As outras praias de Balneário Camboriú analisadas pelo IMA, no entanto, apresentam boas condições para o banho de mar. São elas a de Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e o ponto em frente à escola municipal na praia de Taquaras.

O IMA faz coletas da água do mar em dez pontos da praia Central –do Pontal Norte à Barra Sul.

Praia alargada de Balneário Camboriú

O mercado imobiliário tem transformado a paisagem de Balneário Camboriú nos últimos anos. No, entanto, as sombras dos prédios –cada vez mais altos– têm impedido a passagem de sol, frustrando os banhistas.

Para contornar este problema, a prefeitura resolveu ampliar a faixa de areia da praia Central, uma das mais procuradas pelos turistas na alta temporada.

Imagem aérea mostra as obras de alargamento de praia Central
Imagem aérea mostra as obras de alargamento de praia Central - Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Com o alargamento, a praia passará a ter, em média, 75 metros, quase o triplo de seu tamanho atual, que é de 25 metros. O aterro irá cobrir toda a extensão da praia Central, que são cerca de 7 km.

As obras começaram em março com a montagem da tubulação que é usada para levar a areia da draga – que fica no mar– até a orla. A obra foi finalizada no final de novembro de 2021.

Praias impróprias em SC

De acordo com o relatório do Instituto do Meio Ambiente, dos 237 pontos analisados em todo o litoral catarinense, 97 estão impróprios para o banho de mar.

Na capital Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 50 estão adequados para os banhistas (57,47%).

O monitoramento do IMA é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do sul ao norte do estado. Os resultados são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br.