Balneário Camboriú (SC) entra na rota dos cruzeiros internacionais
O embarque inédito ocorreu a bordo do MSC Preziosa com destino a Punta del Este e Buenos Aires
Balneário Camboriú (SC) entrou na rota dos grandes navios de cruzeiros. A cidade do litoral norte catarinense inaugurou nesta segunda-feira, 26, o primeiro embarque de passageiros de sua história.
A operação foi realizada no Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, estrutura alfandegada que passou por obras para permitir os procedimentos de check-in e despacho de bagagens. A cerimônia ocorreu a bordo do MSC Preziosa, navio da armadora MSC Cruzeiros.

Segundo a prefeitura, 219 passageiros passaram pelos procedimentos de embarque nesta segunda-feira. Além da operação inaugural, serão realizados embarques/desembarques em mais oito datas ao longo da temporada que se encerra em 2 de abril.
Os passageiros que embarcaram na cidade seguem para a Argentina e Uruguai. O MSC Preziosa partiu de Santos (SP) e chegou a Balneário Camboriú com 3984 hóspedes e 1400 tripulantes. O navio realiza a 22ª escala da temporada na cidades.
Tradicional ponto de passagem para escalas de navios de cruzeiro, Balneário Camboriú agora passa a integrar a temporada 2025/2026 como porto de embarque e desembarque. A instalação alfandegada do Atracadouro Barra Sul é a primeira do tipo no Brasil, o que possibilita que viagens internacionais tenham início em Balneário Camboriú.
Embarques em Balneário Camboriú
De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, foram investidos R$ 6 milhões na ampliação do terminal, com uma área nova para check-in e check-out, e também para a migração dos passageiros, já que serão destinos no Uruguai e na Argentina.
Nesta temporada, a cidade deve receber mais de 160 mil passageiros distribuídos nas 45 escalas na temporada brasileira 2025/2026. Além da operação de embarque, Balneário Camboriú segue como destino de paradas de navios que circulam pela costa brasileira e pela América do Sul.
A iniciativa é vista como um marco para o turismo náutico da região, com potencial para ampliar a permanência de visitantes e incrementar os serviços locais, incluindo hospedagem, comércio e gastronomia.