Bananal preserva história do Ciclo do Café no Vale do Paraíba

Conhecida pelas fazendas históricas, cidade ostenta palacetes antigos preservados

Localizada no extremo leste do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, a cidade de Bananal guarda riquezas do século 18 preservadas aos pés da Serra da Bocaina, que encantam os visitantes em meio à natureza exuberante.

Uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, é um destino que preserva muito bem as memórias de uma época áurea do período colonial.

As fazendas da cidade já hospedaram figuras como Dom Pedro I e Juscelino Kubitschek
Créditos: Divulgação/GESP
As fazendas da cidade já hospedaram figuras como Dom Pedro I e Juscelino Kubitschek

Conhecida pelas fazendas históricas, a estância turística de Bananal, município de apenas 11 mil habitantes, ostenta o glamour de palacetes antigos e fazendas preservadas aos pés da Serra da Bocaina, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O que mais atrai os turistas para o destino é justamente a possibilidade de experimentar a arquitetura e a atmosfera do final do século 18, em fazendas que já hospedaram Dom Pedro I e Juscelino Kubitschek.

A natureza exuberante da região também merece destaque. A vegetação de Mata Atlântica preservada na Estação Ecológica do Bananal é cenário de passeios de jipes em trilhas que levam aos municípios de São José do Barreiro (SP) e Barra Mansa (RJ).

Em alguns trechos da serra, os turistas podem fazer caminhadas, observar a criação de trutas e se banhar em cachoeiras. Bananal também é famosa pelo artesanato de crochê e restaurantes de cozinha caipira, produção de doces e cachaças.

Hospedagem em fazendas

Para os visitantes, existem opções de visitação e até hospedagem em algumas das fazendas históricas.

As principais são: a Fazenda Resgate, do século 19, tombada e mantida em perfeito estado de conservação (Estrada Nova para Barra Mansa, Km 324); a Fazenda dos Coqueiros, de 1855, que preserva estrutura e mobiliário (Rodovia dos Tropeiros, Km 309); a Fazenda Loanda, próxima ao centro de Bananal, também em ótimo estado de conservação (Rodovia dos Tropeiros, Km 328).

Bananal reconta um período de luxo e riqueza, preservado em construções coloniais de azulejos portugueses, cristais belgas e móveis importados
Créditos: Divulgação/GESP
Bananal reconta um período de luxo e riqueza, preservado em construções coloniais de azulejos portugueses, cristais belgas e móveis importados

Uma das mais conhecidas é a Fazenda Três Barras, do final do século 18, que hospedou o Príncipe Regente Dom Pedro e o presidente Juscelino Kubitschek. A fazenda mantém o mobiliário da época no quarto que JK ocupava (Rodovia dos Tropeiros, Km 320).

Outra fazenda famosa é a Fazenda Boa Vista, do meados do século 18, que serviu como cenário de novelas de época, como Dona Beija e Sinhá Moça (Rodovia dos Tropeiros, s/n). Além disso, há a Fazenda Independência, de 1822, batizada em homenagem à Independência do Brasil (Estrada Rio-São Paulo, 64).

Como chegar em Bananal

Para chegar em Bananal, partindo da capital, deve-se seguir pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), SP-244/068 (Rodovia Deputado Nesralla Rubez) e, finalmente, pela SP-068 (Rodovia dos Tropeiros).