Banksy abre hotel com ‘pior vista do mundo’ na Cisjordânia
O misterioso artista britânico Banksy anunciou na última sexta-feira (3) sua mais nova criação: um hotel temático com vista para o polêmico muro construído por Israel na cidade de Belém, na Cisjordânia.
Classificado por Banksy de “o hotel com a pior vista do mundo”, o Walled Off Hotel (Hotel Murado, em português), tem apenas nove quartos , galeria de arte e um piano bar.
Cada quarto ganhou uma obra do artista. Em um deles, sobre a cama de casal, há um grafite que retrata uma guerra de travesseiros entre um palestino e um soldado israelense.
- A cena do travesseiro desta série erótica está dando o que falar
- Hotel de Gramado é eleito o mais romântico do mundo
- Artista de rua abre hotel com vista para o Muro da Cisjordânia
- Sindicato critica Google por apagar Palestina dos mapas
Na suíte presidencial, uma jacuzzi é alimentada por um tanque de água similar aos que os palestinos instalam em suas casas.
“Neste hotel damos calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região”, disse Banksy em um comunicado para a imprensa.
Tem até um quarto que usa itens de um antigo quartel israelense, como cama e objetos de decoração.
O hotel abre às portas no dia 20 de março e a diária custa a partir de US$ 30 (R$ 94). Mas as reservas podem ser feitas a partir do 11 no site banksy.co.uk
O artista britânico é crítico a Israel e criou algumas obras na Faixa de Gaza e na Cisjordânia com o objetivo de atrair atenção para a situação dos palestinos.
Muro
Israel começou a construir o polêmico muro em 2002 para se proteger em meio a uma onda de atentados. A barreira é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos.