Belém (PA) ganha hotel de luxo em armazéns históricos

Rede portuguesa Vila Galé estreia na região Norte com unidade instalada às margens da Baía do Guajará

24/11/2025 16:46

A Vila Galé fincou seu pé na região Norte do Brasil. No final de outubro, a rede portuguesa inaugurou o Collection Amazônia em Belém (PA), resultado da revitalização de três armazéns centenários que integravam a operação do antigo porto da capital paraense.

O novo empreendimento hoteleiro de luxo está instalado em construções históricas às margens da Baía do Guajará. O projeto envolveu a restauração dos armazéns 7, 8 e 8A do Porto Futuro II, construídos por ingleses no início do século 20 e tombados como patrimônio histórico.

A bela piscina do recém-inaugurado Vila Galé Collection Amazônia, em Belém (PA)
A bela piscina do recém-inaugurado Vila Galé Collection Amazônia, em Belém (PA) - Divulgação

A obra foi concluída em um ano e demandou investimento de R$ 180 milhões, com a recuperação de estruturas metálicas deterioradas após décadas sem uso.

Com 227 apartamentos distribuídos em cinco categorias, o hotel marca a estreia da rede Vila Galé na região Norte do Brasil. A iniciativa segue a estratégia da empresa de transformar edificações antigas em unidades hoteleiras, como já ocorreu em Ouro Preto (MG).

O Vila Galé Collection Amazônia ocupa armazéns antigos do Porto Futuro II
O Vila Galé Collection Amazônia ocupa armazéns antigos do Porto Futuro II

A localização do hotel é privilegiada. Além de oferecer uma bela vista para a Baía de Guajará, o empreendimento fica ao lado de atrativos turísticos de interesse na cidade, como a Caixa Cultural, o novíssimo Museu das Amazônias, a Estação das Docas e o famoso Mercado Ver-o-Peso.

Vila Galé é reconhecida por restaurar construções históricas

A rede portuguesa Vila Galé tem experiência em transformar edifícios antigos em hotéis. No Brasil, o grupo já havia adotado esse modelo em Ouro Preto (MG), onde um quartel do século 18 foi convertido em hospedagem. Em Belém, o desafio foi recuperar estruturas metálicas oxidadas dos armazéns portuários, construídos por ingleses no início dos anos 1900.

Interior de um dos quartos do Vila Galé Collection Amazônia, em Belém (PA)
Interior de um dos quartos do Vila Galé Collection Amazônia, em Belém (PA) - Divulgação

Segundo o engenheiro civil Rick Rocha, responsável pelos projetos hoteleiros da rede no país, cada intervenção em patrimônio histórico traz descobertas inesperadas. Em Minas Gerais, foram encontradas paredes com mais de um metro de espessura. No Pará, a principal dificuldade foi reforçar estruturas comprometidas pelo tempo e pela falta de uso.

Na cerimônia de inauguração, o presidente e fundador da rede portuguesa, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou mais dois novos empreendimentos no Brasil, confirmando sua confiança no potencial turísticos do país: em Brumadinho (MG) e em Florianópolis (SC).

Os hotéis, ainda sem data para abertura, irão diversificar ainda mais o portfólio da empresa, que, atualmente, conta com 13 unidades em funcionamento em território brasileiro, além de quatro já em desenvolvimento: duas em Alagoas e duas no Maranhão.

A abertura em Belém reforça a presença da rede em projetos de requalificação urbana e amplia a oferta de hospedagem na cidade. O empreendimento recebeu delegações que participaram da COP30.