Belezas naturais encantam os turistas em Los Cabos

Localizado na ponta do Estado mexicano da Baixa Califórnia, Los Cabos encanta visitantes com sua paisagem árida que se contrapõe a um mar de águas nos mais variados tons de azul e verde. Destino certo de férias das celebridades mais decoladas de Hollywood, a região apresenta uma gama de atividades e belezas naturais que a coloca na lista dos lugares mais badalados e procurados dentre turistas que visitam o país.

 

Após o furacão que devastou a região em setembro de 2014, Los Cabos vem se reerguendo e está pronto para a alta temporada: algumas redes hoteleiras já reabriram apresentando novidades e, outras, como a Starwood, prometem se instalar até 2017 com unidades de luxo.

A costa de Los Cabos é dividida em três áreas: San José del Cabo, Cabo San Lucas e os 33 quilômetros que conectam ambas as cidades, conhecido como “Corredor”.

Quem visita San José del Cabo encontra uma autêntica cidade mexicana, pacata e muito colorida. Originada em meados de 1730, os visitantes podem caminhar pelas ruas de paralelepípedo admirando sua atmosfera colonial. Não deixe de conhecer a praça em frente à igreja de St. Joseph que exala memórias dos antigos missionários jesuítas.

 

Os visitantes podem aproveitar concertos, danças e feiras de artesanatos. A cidade também se caracteriza por seus restaurantes típicos, pequenos hotéis, lojas e galerias de arte.

No outro extremo do está Cabo San Lucas. Essa antiga vila de pescadores se tornou num belo e agitado centro turístico com variadas opções de hotéis cinco estrelas, restaurantes badalados, night clubslojas. Mas não se deixe enganar: somente ali é possível admirar a paisagem do Mar do Cortez em contraste com o deserto e as montanhas.

A cidade conta com um porto que recebe cruzeiros e iates de diversas partes do mundo. Vale a pena conhecer as praias da região: Costa Azul, Acapulquito (indicada para surfistas), Playa Palmilla (indicada para banho de mar), Santa María (mergulho) e Médano (indicada para esportes aquáticos), El Pedrega e Playa del Amor (ambas de acesso mais restrito).

Cartão-postal

 

Prepare o celular e as máquinas fotográficas para as selfies. O El Arco é um ponto turístico marcante de Los Cabos que ficou famoso ao redor do mundo e acabou se tornando símbolo do destino. Localizado no ponto de convergência entre o Mar do Cortês e o oceano Pacífico, trata-se de uma formação rochosa esculpida pela força da água durante os anos.

O cartão-postal também ficou conhecido como “O fim da terra”, pois ao desenhar uma linha reta ao sul, o próximo chão firme está a 12 mil quilômetros dali, na Antártida.

Diversas operadoras oferecem tours em barcos com fundo de vidro, o que permite contemplar a biodiversidade marinha pelo caminho.

 

A região é habitada por focas e leões marinhos que gostam de se exibir para os que passam por ali. A área também é rota das baleias que migram do Alasca em busca das águas quentes da costa mexicana para procriar.

Ao pé do El Arco está a praia do Amor. O passeio é perfeito para relaxar, tomar sol e desfrutar de um almoço na areia. Entretanto é preciso levar em conta que neste ponto as águas do Mar de Cortés se unem às do oceano Pacífico, provocando uma forte corrente na água e, por isso, não é recomendado nadar no local. A dica é ir para a vizinha Playa del Divorcio, que fica voltada para o oeste.

Los Cabos apresenta verões muito quentes e invernos não muito frios. A alta temporada vai de meados de outubro a maio e coincide com a chegada das baleias na costa. O período de chuvas vai de julho ao começo de outubro.

Não é necessário visto para entrar no México. Basta ter passaporte com validade para no mínimo seis meses.