Blogueiro de viagens é preso por visitar país que não existe

O blogueiro israelense Alexander Lapshin já visitou 122 dos 193 países reconhecidos oficialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas), mas recentemente ele acabou preso por ter entrado ilegalmente em um país que não existe.

O caso ocorreu após o governo do Azerbaijão expedir um mandado de prisão internacional contra o blogueiro, que foi detido em dezembro no Belarus gerando uma crise diplomática envolvendo quatro países, incluindo o presidente do país e o ministro de Relações Exteriores da Rússia.

O blogueiro preso Alexander Lapshin tem passaportes russo, israelense e ucraniano

De acordo com a BBC, a crise ocorreu após Alexander visitar repetidas vezes Nagorno-Karabakh –um território dentro da fronteira do Azerbaijão, mas cuja população é de maioria armênia e que luta por sua independência.

Entre 2011 e 2012, ele visitou Nagorno-Karabakh para escrever sobre o local em seu blog. Na época, a Justiça do Azerbaijão o acusou de entrar ilegalmente no território e o baniu do país.

No ano passado o blogueiro ignorou a ordem e viajou para o Azerbaijão com um passaporte diferente, já que ele tem nacionalidades israelense, russa e ucraniana. Isso foi possível graças a uma diferença na grafia do seu nome no documento ucraniano.

Mapa com os países visitados pelo blogueiro Alexander Lapshin

Alexander aguarda decisão da Suprema Corte de Belarus sobre sua extradição para Azerbaijão para ser julgado em suas fronteiras. Se condenado, pode pegar até 13 anos de prisão.

Com informações da BBC