Conheça Bradford, a ‘capital cultural’ do Reino Unido em 2025
A cidade inglesa tem cena cultural vibrante que destaca a diversidade, a história e a inovação artística
A cidade de Bradford, na região de West Yorkshire, na Inglaterra, foi escolhida como a “cidade da cultura do Reino Unido (UK City of Culture, em inglês) para o ano de 2025.
A programação de eventos oferece uma oportunidade única para visitantes explorarem o rico patrimônio cultural, a diversidade e a cena artística da cidade.
Inspirado no espírito multicultural e no legado industrial de Bradford, o programa inclui uma ampla gama de eventos, performances e exposições, desde grandes instalações de arte até projetos comunitários voltados para públicos de todas as idades – fazendo da cidade um destino imperdível em 2025.
- Esta é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D
- Transformando ansiedade em serenidade: 4 métodos criativos para reduzir o estresse
- Brasil tem 2 cidades em lista de destinos imperdíveis para 2025
- Noxus chega com tudo: confira o trailer explosivo da Temporada 1 de League of Legends
Programação cultural de Bradford em 2025
As celebrações começam com o espetáculo ao ar livre RISE (10-11 de janeiro), criado pela premiada diretora de teatro Kirsty Housley em colaboração com o mágico Steven Frayne, natural de Bradford (anteriormente conhecido como Dynamo).
Outros destaques incluem Memories of the Future (5 de julho), um novo projeto do renomado coreógrafo Akram Khan e sua companhia, e o festival de música contemporânea New Music Biennial 2025 (6-8 de junho), que reúne nomes locais e internacionais.
O Turner Prize, que destaca inovações na arte britânica, será realizado na Cartwright Hall Art Gallery, em setembro. Além disso, exposições exclusivas no Salts Mill, apresentações teatrais em locais históricos e o festival de arte ao ar livre Wild Uplands, uma experiência única e autêntica localizada no parque de Penistone Hill, conhecido também por sua ligação com as renomadas irmãs Brontë.
O status de Bradford como Cidade do Cinema pela Unesco também será evidenciado com uma diversa exibição de filmes, incluindo sessões ao ar livre, workshops e colaborações com cineastas globais. Entre os destaques está a exibição de La Haine, de Mathieu Kassovitz, com trilha sonora ao vivo pela Asian Dub Foundation (15 de janeiro).
A diretora Clio Barnard (Ali & Ava, The Selfish Giant) lidera a curadoria de uma série de filmes de mulheres da classe trabalhadora do norte da Inglaterra no Pictureville, o maior cinema independente de Yorkshire (datas a confirmar).
Lançado em 2009, o programa “UK City of Culture” promove regeneração cultural e crescimento econômico nas cidades do Reino Unido. A cada quatro anos, uma cidade é escolhida para ostentar o título, com o objetivo de impulsionar o turismo, o investimento e o engajamento comunitário.
Bradford foi selecionada, sucedendo Coventry, graças à sua rica diversidade cultural, importância histórica e crescente reputação como polo criativo.
Explorando Bradford
Além dos eventos culturais, Bradford oferece diversas experiências para quem deseja descobrir por diversos ângulos! Da arquitetura histórica do bairro Little Germany à serenidade do Lister Park, eleito o Melhor Parque da Grã-Bretanha, a cidade oferece uma ampla variedade de atrações e atividades.
História e patrimônio cinematográfico
Explore o passado industrial de Bradford no Industrial Museum, que destaca o legado fascinante das indústrias de tecelagem, do vapor e da engenharia. O National Museum of Science and Media, por sua vez, apresenta exposições de classe mundial sobre cinema, fotografia e história do rádio.
Para os cinéfilos, o Bradford Movie Trail é um passeio autoguiado por locações e marcos da história do cinema no centro da cidade.
Delícias gastronômicas e bares subterrâneos
A cena gastronômica de Bradford reflete sua diversidade cultural, oferecendo desde pratos tradicionais britânicos até sabores globais. Com inauguração programada para a primavera (no calendário britânico), o Darley Street Market será um destino gastronômico de destaque, com três andares, varanda ao ar livre com vista para a praça central e diversas opções com o melhor da comida de rua.
Outra opção é visitar o Sunbridge Wells, um verdadeiro tesouro escondido de bares e restaurantes subterrâneos. Localizado em túneis históricos restaurados, o espaço conta com uma adega-bar, pubs e opções deliciosas para comer. Os visitantes podem saborear pizzas assadas no forno, experimentar cervejas artesanais ou assistir a shows na Wallers Brewery.
Atividades ao ar livre
Para os amantes da natureza, Bradford é a porta de entrada para muitas aventuras. Alugue uma bicicleta e explore a Great Northern Railway Trail, uma rota cênica que passa por marcos icônicos como o Alhambra Theatre e leva ao campo tranquilo.
Para caminhadas, a trilha Eccleshill Railway Walk segue uma antiga linha ferroviária. Além disso, é possível explorar as paisagens deslumbrantes e verdes do parque nacional Yorkshire Dales e do Brontë Country, região que inspirou as obras de literatura das irmãs Brontë.
Ao norte de Bradford, visite Saltaire, um vilarejo vitoriano reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, onde o Salts Mill –uma antiga fábrica têxtil– combina história, arte, gastronomia e compras.