Brasil é eleito o melhor destino de turismo de aventura no mundo

O crescimento do turismo de aventura tem sido um fator importante para o desenvolvimento econômico em diversas regiões

12/12/2024 07:21

O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura no mundo, segundo pesquisa do portal US News & World Report.

O ranking analisou fatores como segurança, qualidade dos destinos, infraestrutura e experiências memoráveis, posicionando o país à frente de concorrentes tradicionais, como Itália, Grécia e Tailândia.

Superando países já conhecidos por atrair turistas aventureiros, Brasil se consolida como potência do turismo de aventura no mundo
Superando países já conhecidos por atrair turistas aventureiros, Brasil se consolida como potência do turismo de aventura no mundo - Divulgação

Além de liderar a subcategoria de Turismo de Aventura, o Brasil aparece bem posicionado em outras três categorias: 11º em Influência Cultural (moda e entretenimento); 12º Mudanças (países com economias de alto potencial); e 12º Herança (valoriza a história rica em cultura e geografia). No ranking geral dos melhores países, o país aparece na 30ª posição.

A pesquisa foi realizada com mais de 17 mil pessoas pelo mundo e listou 89 países, avaliados em 10 subcategorias. Veja a pesquisa na íntegra aqui!

O crescimento do turismo de aventura no Brasil

A diversidade de ecossistemas brasileiros permite uma gama ampla de atividades –desde trilhas na Chapada Diamantina até rafting no Pantanal e surfe ao longo do extenso litoral. Este cenário tem impulsionado a economia local, gerando oportunidades para pequenos negócios e fortalecendo comunidades.

Rafting no rio Jacaré-Pepira: emoção e adrenalina
Rafting no rio Jacaré-Pepira: emoção e adrenalina - Cátia Noronha | blog Todas as Mães em Viagem

Além disso, investimentos em capacitação e preservação ambiental garantem que destinos como Urubici (SC), Brotas (SP) e Bonito (MS) continuem a encantar os visitantes. O Brasil se posiciona, assim, como um destino que oferece experiências sustentáveis e inesquecíveis.

O reconhecimento internacional além de elevar a visibilidade do turismo brasileiro, também reforça o papel de empresas inovadoras como a Natural Extremo.

A cidade turística de Bonito (MS) é conhecida mundialmente por suas belezas naturais
A cidade turística de Bonito (MS) é conhecida mundialmente por suas belezas naturais - Divulgação/Setur

“Com uma combinação de beleza natural e atividades ousadas, elas mostram que o turismo de aventura aqui não é só uma experiência, é uma paixão nacional”, diz Rafael Bridi, sócio-fundador da Natural Extremo.

Experiências exclusivas e desafiadoras

A catarinense Natural Extremo, de Urubici, ilustra bem o motivo do Brasil liderar essa lista. A empresa se especializou em criar experiências exclusivas e desafiadoras.

A Tirolesa de Bike é uma das atrações de turismo de aventura em Urubici (SC)
A Tirolesa de Bike é uma das atrações de turismo de aventura em Urubici (SC) - Divulgação

São três atividades principais: o Salto de Pêndulo, a Tirolesa de Bike –ambas registradas como marcas próprias– e a tirolesa sobre o cânion, todas com uma vista incrível para a Cascata do Avencal, um dos cartões-postais da serra catarinense. Cada uma dessas aventuras combina a beleza cênica da região com a dose perfeita de adrenalina.

“O turismo de aventura conecta as pessoas de forma única à natureza e ao autoconhecimento. Estamos orgulhosos de representar o Brasil com atividades que não apenas encantam, mas também inovam o conceito de aventura”, diz Rafael.

Para 2025, a empresa vai inaugurar o salto de pêndulo no Parque Caracol, em Canela (RS). O novo projeto promete atrair ainda mais visitantes para a região, consolidando o Sul como um dos polos de aventura do Brasil.