Brasil passará a emitir visto eletrônico para americanos
Turistas americanos, canadenses, australianos e japoneses que desejarem visitar o Brasil poderão solicitar o visto de entrada no país pela internet. A emissão do documento será via sistema eletrônico e a concessão do visto deverá sair em, no máximo, 72 horas após a solicitação feita pelo turista. O benefício também é válido para viagens de trabalho.
Para os australianos, a medida passa a valer a partir de 21 de novembro. Já a partir de janeiro de 2018, o sistema eletrônico começa a valer também para canadenses, americanos e japoneses.
Antes os turistas desses países gastavam tempo e dinheiro para se deslocarem até os Visa Centers e consulados brasileiros de seus países para solicitarem os vistos de entrada no Brasil.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
De acordo com o MTur (Ministério do Turismo), a facilitação de visto tem como objetivo reduzir a burocracia e, principalmente, alavancar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. A expectativa é que a medida aumente a entrada de estrangeiros no Brasil em até 25%, conforme dados da OMT (Organização Mundial do Turismo).
China
No começo de setembro, os governos brasileiro e chinês firmaram um acordo para ampliar a validade de vistos de turismo e de negócio entre os dois países.
O prazo passou para cinco anos com múltiplas entradas, com período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90 dias, a cada 12 meses.
Acordo semelhante já havia sido fechado com os governos do Qatar e Emirados Árabes Unidos.
Com informações do MTur