Brasil pode ganhar voos para Cuba em breve

Brasil também ganhou novos voos para Chile, Argentina, Alemanha e Portugal; saiba mais

O Brasil pode ganhar em breve voos para Cuba. A Gol Linhas Aéreas pediu autorização para operar a rota Brasília e Havana, com uma escala em Bogotá, na Colômbia.

Segundo a Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil), a solicitação da Gol é baseada no exercício da 5ª liberdade do ar — norma que permite uma companhia aérea operar voos em um destino intermediário, neste caso a Colômbia.

Gol solicita autorização para fazer voos do Brasil para Cuba
Créditos: luoman/iStock
Gol solicita autorização para fazer voos do Brasil para Cuba

De acordo com o pedido, serão sete frequências semanais com aeronaves Boeing 737-8 MAX –com capacidade para 186 passageiros.

A conexão proposta facilitaria a ligação entre Bogotá e Havana a 26 cidades brasileiras atendidas pela Gol, além de mais de 30 destinos operados pela Avianca, fruto da parceria entre as duas empresas no grupo Abra.

Atualmente, a Gol opera voos de Bogotá para Buenos Aires e São Paulo, seguindo os princípios da 5ª liberdade, focando separadamente nos mercados Argentina-Colômbia e Colômbia-Brasil.

Em dezembro, a Gol passa a operar voos entre Brasília e Cancún, no México. A rota contará com duas frequências semanais –às terças e sábados– sem escalas. Brasília será o único destino brasileiro a oferecer voos diretos para o destino caribenho.

Novos voos da TAP, SKY Airline e JetSMART

O Brasil também ganhou nos últimos meses novos voos para destinos internacionais. Empresas como TAP, SKY Airline e JetSMART ampliaram operações em destinos brasileiros.

A JetSMART Airlines passou a operar voos diretos entre Curitiba e Santiago, no Chile, e Buenos Aires, Argentina. O voo sazonal entre Curitiba e Santiago (com duração de 3h30) tem três frequências semanais (domingos, quartas e sextas-feiras).

A JetSMART Airlines passou a operar voos diretos entre Curitiba e Santiago
Créditos: Divulgação/JetSmart
A JetSMART Airlines passou a operar voos diretos entre Curitiba e Santiago

A operação é focada para os viajantes que querem conhecer destinos de neve, como Valle Nevado e Nevados de Chillán, que são alguns dos favoritos dos brasileiros durante o inverno no Hemisfério sul.

A capital paranaense também terá voos para Lima, no Peru. Serão três voos semanais em 28 de outubro operados pela Latam.

Outra companhia aérea chilena, a SKY Airline, passou a operar voos diretos para Santiago partindo de Belo Horizonte e Brasília em julho. As rotas diretas operarão durante a temporada de inverno e contarão com três frequências semanais.

Voos para Europa

A Lufthansa também anunciou a retomada dos voos diretos entre São Paulo e Munique a partir de 9 de dezembro. As cidades estarão conectadas por três frequências semanais a bordo da aeronave Airbus 350-900.

Lufthansa anuncia retomada da rota São Paulo – Munique
Créditos: Divulgação
Lufthansa anuncia retomada da rota São Paulo – Munique

Este ano, a Lufthansa já havia comunicado um primeiro passo na ampliação de seus investimentos no país com o aumento da oferta de voos entre Rio de Janeiro e Frankfurt para cinco frequências semanais (desde março de 2024) e com a mudança de equipamento na rota para o Boeing 787-9 – uma das aeronaves mais modernas de sua frota (a partir de outubro).

De São Paulo, o coração das operações do grupo no Brasil, a Lufthansa e a SWISS oferecem voos diários com destino a Frankfurt e Zurique, respectivamente. Além disso, a companhia aérea suíça opera dois voos semanais de Buenos Aires para Zurique, com escala em São Paulo.

Já a TAP voltará a ter voos regulares entre Manaus (AM) e Lisboa (Portugal) a partir de novembro. A rota ofertará três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras. O primeiro voo sairá no dia 4 de novembro e fará escala em Belém (PA).