Brasil bate recorde histórico de turistas internacionais em 2024
País se consolida como um dos principais destinos da América do Sul
O Brasil registrou em 2024 a entrada de 6,621 milhões de turistas internacionais. É o maior número já registrado para o período de um ano, o que representa um novo recorde na série histórica iniciada em 1970.
Esse número supera o marco histórico de 2018, quando 6.621.376 estrangeiros estiveram por aqui a lazer ou negócios.
Segundo o Ministério do Turismo (MTur), esses números não incluem brasileiros que vivem no exterior e visitam o Brasil, somente cidadãos estrangeiros.
- Ano novo, vida nova: quais práticas adotar para ter mais saúde e bem-estar
- O que é fato e o que é mito sobre o visto americano; confira
- 4 fatos indispensáveis sobre a dengue que você precisa conhecer
- Motorhome: conheça a tendência de viagem para 2025
Meta de turistas internacionais até 2027
A meta para 2024, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, era o Brasil receber 6,4 milhões de turistas internacionais, portanto, a meta foi atingida. Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões. A meta é atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.
O MTur destaca que o resultado supera anos importantes na recepção de turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo Fifa e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país.
Para este ano, Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém (PA), e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.
O Brasil lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, uma parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.