Brasil registra recorde de turistas estrangeiros em 2016

O Brasil atingiu o número recorde de 6,6 milhões de turistas de estrangeiros em 2016. O ano em que o país sediou as Olimpíadas e as Paralimpíadas registrou aumento de 4,8% na entrada de visitantes internacionais em relação ao ano anterior.

O movimento histórico dos turistas estrangeiros injetou na economia brasileira o montante de US$ 6,2 bilhões. O valor equivale a mais de R$ 21 bilhões e é 6,2% maior do que o registrado em 2015. A entrada de recursos não foi recorde como o número de visitantes devido às variações do câmbio que refletem diretamente no turismo.

Turistas enfrentam filas após desembarcarem de navio no Pier Mauá, região portuária do Rio

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pelo MTur (Ministério do Turismo), com informações do Banco Central e da Polícia Federal.

O perfil da maior parte dos visitantes que desembarcaram no Brasil de janeiro a dezembro é de latinos e norte-americanos, seguidos de europeus. Os argentinos mantiveram a tradicional liderança entre os visitantes ao ultrapassarem a marca de 2,1 milhões de turistas. Os Estados Unidos ocuparam o segundo lugar, com o envio de 600 mil pessoas. Em seguida, aparecem na lista Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha.

O lazer é o principal objetivo da viagem, apontado por metade dos turistas. A mesma proporção de turistas ficou em hotéis, flats ou pousadas e viajou em família ou de casal. Cerca de 30% do total de viajantes foram influenciados por amigos e parentes e 40% se informaram pela internet.

França

Apesar do número recorde de turistas estrangeiros em 2016, o Brasil ainda segue distante dos principais destinos turísticos do mundo. A França, por exemplo, recebeu 84,5 milhões de visitantes em 2015, de acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo).