Brasil tem um dos 10 destinos mais sustentáveis do mundo
Viajantes brasileiros dizem estar dispostos a pagar mais por opções de viagem com uma certificação sustentável, aponta pesquisa da Booking
Pesquisa divulgada pela plataforma Booking.com aponta que a cidade de Foz do Iguaçu (PR) é uma dos dez destinos mais sustentáveis do mundo para se hospedar.
Foz do Iguaçu é a única cidade brasileira no levantamento global de destino de viagem para uma estada mais sustentável.
A cidade na fronteira com o Paraguai e a Argentina, que abriga as Cataratas do Iguaçu e tem sua economia baseada principalmente no turismo, dispõe de diversos atrativos naturais, arquitetônicos e culturais, com uma riquíssima oferta de hospedagem, com 27 mil leitos, para os mais distintos públicos.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
Foz do Iguaçu, lidera o ranking nacional com maior oferta de hospedagem certificadas pela Booking. Depois aparecem na lista os seguintes destinos: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Porto de Galinhas (PE), Búzios (RJ), Gramado (RS), Guarujá (SP) e João Pessoa (PB).
Para elaborar a lista, a plataforma especializada na reserva de hotéis levou em consideração a quantidade de propriedades certificadas com o selo do Programa Viagens Sustentáveis, criado pela empresa para ajudar os viajantes a identificar acomodações mais eco-friendly.
A pesquisa da Booking.com entrevistou 33.228 viajantes em 35 países, entre eles o Brasil.
Viajar de forma mais sustentável
Segundo o levantamento, nove a cada 10 brasileiros dizem que viajar de forma mais sustentável é importante, embora dois em cada cinco turistas acreditem que não há opções suficientes de viagens eco-friendly no país.
A pesquisa aponta ainda que mais da metade (55%) dos viajantes brasileiros estariam dispostos a pagar mais por opções de viagem com uma certificação sustentável.
Já 54% dos turistas do país gostariam de descontos e incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas (um aumento de 16 pontos percentuais em relação a 2022), enquanto 48% se sentiriam encorajados a viajar de forma mais sustentável se recebessem recompensas por essas escolhas, como descontos extras.
“Viajar de maneira sustentável significa minimizar o impacto atual e futuro no meio ambiente. Isso inclui opções de viagem mais ecologicamente corretas, a preservação da vida selvagem e dos hábitos naturais”, explica Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina.
Os 10 destinos mais sustentáveis do mundo
Confira a lista dos destinos mais sustentáveis do mundo para se hospedar, de acordo com o estudo do Booking.com (não é um ranking):
- Foz do Iguaçu (Brasil)
- Merano (Itália)
- Tainan (Taiwan)
- Santa Marta (Colômbia)
- Stellenbosch (África do Sul)
- Charlotte (EUA)
- Hanmer Springs (Nova Zelândia)
- Munique (Alemanha)
- Nusa Penida (Indonésia)
- Salzburg (Áustria)